sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Shuttles desprezados - HOLY ROMAN EMPEROR



HOLY ROMAN EMPEROR, chegou ao Brasil para servir na temporada de 2012, trazendo em seu cartel o título de "Champion European 2YO 2006". Venceu quatro de suas sete apresentações, aos 2 anos levantou o Prix Jean-Luc Lagardere / Grand Criterium (FR-Gr.1), 1400 metros; Phoenix Stakes (IRE-Gr.1), 1200 metros; Railway Stakes (IRE-G2), 1200 metros; segundo no National Stakes (IRE-Gr.1), 1400 metros e Dewhurst Stakes (GB-G1), 1400 metros. 

Em sua primeira geração, nascida em 2008, se sagrou líder na estatística europeia para produtos de 2 anos, e repetiu o feito em 2012. É considerado pelo Timeform como o melhor 2 anos de DANEHILL.

Seus melhores filhos incluem Romanised (Irish 2.000 Guineas-Gr.1, Prix Jacques le Marois-Gr.1); Homecoming Queen (1.000 Guineas-Gr.1); Morandi (Criterium de Saint-Cloud-Gr.1); Well Timed (German Oaks-Gr.1); Designs On Rome (Hong Kong Classic Cup-Gr.1, Hong Kong Gold Cup-Gr.1 (x2)); Beauty Only (The Hong Kong Classic Mile-Gr.1, Rich Tapestry (Santa Anita Sprint Championship-Gr.1); Sheidel (Oakleigh Plate-Gr.1); Glorious Empire (Sword Dancer Stakes-Gr.1); Mongolian Khan (NZ Derby-Gr.1, Australian Derby-Gr.1, Caulfield Cup-Gr.1); Rollout The Carpet (NZ 1.000 Guineas-Gr.1), os Grupo 2 - Banimpire, Mango Diva, Rich Legacy, Parvaneh, etc. 

Entre nós produziu Maraton (GP J.Adhemar de Almeida Prado-Gr.1, GP Farwell-Gr.1); Say It Again (GP Marciano de Aguiar Moreira-Gr.2); Ixquenta (GP Roger Guedon-Gr.3); Ficante (2nd Copa ABCPCC Velocidade Mario Moglia-Gr.3 e GP Adhemar e Roberto Gabizo de Faria-Gr.3); Holy Biblos (2nd GP Pres Antonio Grisi Filho-Gr.2, GP Pres Roberto Alves de Almeida-Gr.3, GP Edmundo de Oliveira Dias-Gr.3); Impeachment (3rd GP Estado do Rio de Janeiro-Gr.1); Smart Face (3rd GP Henrique de Toledo Lara-Gr.2); Friendly's (3rd GP 11 de Julho-Gr.2, 4rd GP Diana-Gr.1); Imbativel Hulk (3rd GP Adhemar e Roberto Gabizo de Faria-Gr.3), etc. No Uruguai a multi-ganhadora clássica Holy Legal... 

Infelizmente HOLY ROMAN EMPEROR não correspondeu em nosso turfe como pai de grandes ganhadores na quantidade esperada e naturalmente foi penalizado por nossa criação com o não aproveitamento adequado de suas filhas na reprodução. Na Europa onde suas filhas foram devidamente prestigiadas, ele encontra-se no DÉCIMO SÉTIMO posto da estatística europeia de avô materno para G1 Stakes Winners.


Estando a frente de respeitados nomes como os de MONTJEU, SINGSPIEL, DANSILI, EXCEED AND EXCEL, INVINCIBLE SPIRIT, MONSUN, MACHIAVELLIAN, GREEN DESERT, FASTNET ROCK, etc.

Nessas últimas semanas HOLY ROMAN EMPEROR brindou o turfe europeu com uma neta vencedora de grupo, a 2 anos SHANA (Frank Conray Silver Flash Stakes, IRE-Gr.3) e o turfe norte-americano com NEWSPAPEROFRECORD, vencedora do Just A Game Stakes, USA-Gr.1, tendo essa levantado aos 2 anos a Breeder's Cup Juvenile Fillies Turf, USA-Gr.1.

A principal crítica para HOLY ROMAN EMPEROR é que produz filhos pequenos e com membros curtos, como se tal fato fosse um inequívoco elemento desqualificador para transmissão de classe. O turfe brasileiro nas últimas décadas foi muito influenciado pela criação norte-americana, conhecida por produzir animais de maior tamanho. E como consequência desse aspecto, aliado a preponderante presença de linhagens transmissoras de fragilidade locomotora, o índice de quebra precoce dos animais portadores da união dessas genéticas é bastante considerável

Em um turfe como o norte-americano, com excelentes prêmios, o critério longevidade não é importante. O foco é precocidade, para se conseguir rapidamente retorno do investimento, não importando o descarte ao final dos 3 ou início dos 4 anos. Acreditamos que esse não seja o perfil de nossos proprietários, que diante de nossos baixos prêmios necessita de animais saudáveis e longevos. Com toda certeza o perfil de importante fração da genética norte-americana é adequado para nossas canchas retas, onde a precocidade e adaptação a terra é fundamental.


Devemos nos lembrar que um yearling PSI não é um boi de corte, portanto não se deve ter como importante critério para sua seleção e compra seu tamanho e/ou peso.

Diante do sucesso de HOLY ROMAN EMPEROR na Europa como avô materno e também pai de MORANDI, um jovem garanhão que inicia-se com muito bom resultado na França, questionamos com a já cansativa pergunta: Por qual razão o que serve para a criação europeia não serve para criação brasileira?

Consequentemente, sugerimos aos responsáveis pela coordenação técnica dos plantéis de nossos haras, uma especial atenção para as raras filhas de HOLY ROMAN EMPEROR que ainda possam existir disponíveis no mercado brasileiro.