segunda-feira, 16 de agosto de 2021

George Washington

 


George Washington - foto: Sylvio Rondinelli.

 

O bicampeonato de GEORGE WASHINGTON no GP Brasil é motivo de júbilo não só para a criação nacional como também para a criação sul-americana. Foi apresentado de forma irretocável pelo excelente treinador Luiz Esteves, que obteve sua quarta vitória na mais importante prova do turfe brasileiro e nos brindou com uma atuação de gala do seu púpilo.

Seu pai é o excepcional REDATTORE, a quem não é necessário maiores comentários, apesar de possuir um pedigree moderno e ter sido um parelheiro de primeiríssima grandeza não teve, lamentavelmente, na reprodução o prestígio que a ele deveria ser devido. Seus filhos Kapo di Tutti e Al Arab, em serviço na reprodução, mesmo em que pese as pouquíssimas chances a eles oferecidas, já apresentam filhos vencedores de provas de grupo.

A mãe de George Washington, Princesa Carina é filha de KNOW HEIGHTS, notável garanhão entre nós, pai de 53 individuais vencedores de provas de grupo, 9.65% e de 105 individuais colocados em provas clássicas. Seguindo a regra da criação brasileira, que não consegue avançar na seleção de linhas próprias, tanto seus filhos os G1 Jeune-Turc (1º GP Brasil e 1º GP São Paulo) e Ivoire (1º GP Cruzeiro do Sul), como suas filhas caíram no ostracismo, e quando eventualmente é oferecida uma chance correta a uma delas surge um GEORGE WASHINGTON... Dentre outros netos de Know Heights gostamos muito do precoce e também desprezado Xingu Thunder (Durban Thunder) - líder 2 anos na Gávea.

Retornando a Princesa Carina, sua mãe Heavenly Dancer é uma fértil fonte de classicismo, tendo produzido Sendintheclowns (1º GP Miguel A. Martinez, ARG-G1; 1º  Cl. Chacabuco, ARG-G1e 2º GP Carlos Pellegrini, Arg-G1); Out Of Control (US$ 825.837, 1 º American Invitational Handicap, EUA-G2 e 1º Oak Mile Tree Stakes, EUA,G2), Princesa Carina (1º Cl. Los Haras, ARG-G2 e 1º Cl. Ignacio y Ignacio Correas, Arg-G2) e Notre Dame (1ºGP JA de Almeida Prado - Taça de Prata, G1).

Essa linha materna remonta a fundamental PLANETARIA de onde temos El Centauro  (1º GP Carlos Pellegrini, Arg-G1 e 1º GP de Honor, Arg-G1); Algenib (1º Gran Premio Carlos Pellegrini Arg-G1; 1º Gran Premio Jockey Club, Arg-G1; 1º Gran Premio Consagración de Potrillos, Arg-G1 e 1º Golden Gate Handicap, EUA-G2), Nortak (1º Gran Premio Polla de Potrancas, Arg-G1 e Gran Premio 1000 Guineas - Consagración de Potrancas, Arg-G1); Alphard (Gran Criterium, Arg-G1); etc. 

 

 George Washington, 27-8-5-3, principais resultados:

  • 01 GRANDE PRÊMIO BRASIL, G1, Gávea, 2000m,
  • 01 GRANDE PRÊMIO BRASIL, G1, Gávea, 2400m,
  • 01 GRANDE PRÊMIO SÃO PAULO, G1, Cidade Jardim, 2000m,
  • 01 GRANDE PRÊMIO DEZESSEIS DE JULHO, G2, Gávea, 2400m,
  • 01 GRANDE PRÊMIO ALMIRANTE TAMANDARÉ, G2, Gávea, 2400m,
  • 01 GRANDE PRÊMIO DOUTOR FRONTIN, G2, Gávea, 2400m,
  • 02 GRANDE PRÊMIO JOÃO BORGES FILHO, G2, Gávea, 2400m,
  • 02 GRANDE PRÊMIO DEZESSEIS DE JULHO, G2, Gávea, 2400m,
  • 02 GRANDE PRÊMIO LINNEO DE PAULA MACHADO, G1, Gávea, 2000m,
  • 03 GRANDE PRÊMIO ESCORIAL, G3, Gávea, 2000m e
  • 03 GRANDE PRÊMIO BRASIL, G1, Gávea, 2400m. 
     
     

Como foi comentado no início desse artigo a linhagem de George Washington é uma jóia genética e ele é de longe o melhor filho de Redattore. Diante do entusiasmo de seu proprietário Mauricio Telles - Stud Happy Again,  um dos maiores investidores do turfe brasileiro na atualidade, esperamos que o mesmo  se incentive na esfera da criação e prestigie esse grande craque que o turfe brasileiro produziu. Pois caso contrário, infelizmente, GEORGE WASHINGTON seguirá o mesmo caminho de outros tantos craques nacionais e sua genética vai se perder na vala comum onde a criação brasileira abandona seus cavalos notáveis. 

 


Mauricio Telles e cavalariço de George Washington - foto: Sylvio Rondinelli.

 

Como podemos ver abaixo o pedigree de George Washington é de uma simplicidade franciscana, uma obra-prima de Torrealba. Outbred até a quinta geração e daí inbreedings cirúrgicos quanto a Tipologia Funcional: Nasrullah 6x6x7, War Admiral 6x6x7, Djebel 7x7x7 e Nearco 7x7x7.

Essa genética isenta de Mr. Prospector e carregando Northern Dancer mais Buckpasser abre imensas possibilidades para George Washington em nossa criação, que possui enorme quantidade de fêmeas com descendência de Mr. Prospector, possibilitando um retorno "clean" dessa combinação de imenso sucesso no turfe norte-americano. E se considerarmos que George Washington é um cavalo extremamente saudável de locomotores e descendente de linhas também saudáveis, temos então a receita ideal que provavelmente possibilitará belo futuro.

Mas para que isso aconteça, esse bicampeão da mais importante prova do turfe brasileiro, tem que ser devidamente utilizado quando for para a reprodução. Lembremos ZENABRE !

 


 

Parabéns a todas as conexões envolvidas no sucesso desse craque chamado GEORGE WASHINGTON.