quarta-feira, 4 de maio de 2022

Amor Total

 


Amor Total com Alex Mota up em foto de Sylvio Rondinelli.


Amor Total, Fam. 16-g, castanho, RS, 2016, por Put It Back em Quite A Bride por Stormy Atlantic, é um produto do Haras Santa Maria de Araras e em pistas defendeu as cores do Stud Eterno Amor. 

Como corredor Amor Total venceu dos 1000 aos 1600 metros, e se mostrou dentro do modelo considerado pela maioria dos experts como o ideal. Aquele cavalo que participa da corrida no pelotão intermediário e se apresenta no quarto final da prova em atropelada, mostrando forte capacidade de arremate final. 


Seu pai Put It Back, foi apresentado 7 vezes obtendo 5 vitórias, um segundo e um terceiro lugares, nunca estando fora do marcador. Sua mais importante vitória foi o Riva Ridge Stakes, G2, 1400 m, dirt, quando cravou o recorde de 1:19.96, também quebrando todas as parciais da distância.

           

Notável garanhão, produziu 61 vencedores de grupo entre Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Japão e Uruguai , sendo 24 vencedores de grupo 1. No Brasil produziu 20 vencedores de grupo 1 e 28 vencedores de grupo 2 e 3. Seu principal filho é o tríplice-coroado brasileiro Bal A Bali, hoje garanhão na Calumet Farm. 

Também são seus filhos os vencedores de grupo 1 In Summation(EUA), Jessica is Back (EUA), Felicidad Is Back (Arg), Fitzgerald (Ur), Beach Ball, Blind Ambition, Brilhantíssima, Cherie VI, Desejado Put, English Major, Flight Time, Garbo Talks, Glory Boy, Grandeza, In Society, Nítido, Pimper's Paradise, Skypilot, Requebra, Rubia del Rio, Skypilot, Sol de Angra e Touriga.


Quite A Bride, a mãe de Amor Total, foi uma égua de muito bom padrão nos EUA, 18-10-1-4 com U$ 878.881 em prêmios. 

Principais performances

3 anos  

1. Boiling Springs S. (USA-Gr.3, Mth, 8.5fT), 
3. Mrs. Revere S. (USA-Gr.2, CD, 8.5fT),
3. Lake George S. (USA- Gr.3, Sar, 8.5fT). 

4 anos  

1. Early Times Mint Julep H. (USA-Gr.3, CD, 8.5fT), 
1. Ellis Park Breeder's Cup Turf S. (USA-L, Elp, 8.5fT) e 
3. Locust Grove H. (USA-Gr.3, CD, 9fT).

Recordista em Churchill Downs, 8.5fT (1700m) em 1:40.70

É mãe de 10 produtos registrados, 8 em idade de corrida, 7 correram e 6 venceram, além de Amor Total pode-se destacar de sua produção Calana - 2° GP Euvaldo Lodi, Gr.3 e Dona Flor - 2° GP Oswaldo Aranha, Gr.2.


Amor Total tem como avô materno Stormy Atlantic.

15 partidas, 6 vitórias, 2 segundos e 1 terceiro, US$ 148.126.





Mais do que por sua campanha, ele foi encaminhado para a reprodução por seu tipo físico e ser filho de Storm Cat, um pai de pais, em Hail Atlantis, égua descendente de um ramo materno produtor de garanhões. Ao longo do tempo Stormy Atlantic revelou-se em um sólido e consistente reprodutor. 

Enquanto filhos mais glamourosos e com melhores campanhas de Storm Cat não conseguiram estabelecer uma sólida base, Stormy Atlantic produziu até o momento 124 vencedores black-type, dos quais 48 são graded winners - sendo 8 Gr.1 - uma média de 12 destacados ganhadores por ano em 10 temporadas consecutivas, tendo também se mostrado um dos garanhões mais confiáveis nos EUA na produção de gramáticos. 

Os vencedores de stakes de Stormy Atlantic mostraram habilidade tanto na terra (dirt) como na grama, com 67 vencedores se destacando na grama e 57 na terra (dirt).  Stormy Atlantic teve mais de U$ 100.000.000 em ganhos de progênie. Além disso, ele está emergindo como um importante produtor de éguas, suas filhas já produziram 62 vencedores black-type, incluindo 22 graded winners e 5 campeões.

Stormy Atlantic apresentou o seguinte desempenho nas estatísticas norte-americanas:

  • Liderou a estatística de reprodutores juvenis dos EUA em 2006.
  • 10º na estatística de reprodutores gerais dos EUA em 2006.
  • 5º na estatística de reprodutores gerais dos EUA em 2008.
  • 10º na estatística de reprodutores gerais dos EUA em 2011.
  • 10º na estatística de reprodutores gerais dos EUA em 2013.

 
A família materna de Amor Total, a 16-g, tem apresentado bom vigor na produção de vencedores na classe, podemos citar Ashado "Champion 3y-old Filly" e "Champion Older Mare" (USA-Gr.1) com U$ 3.931.440 em prêmios, Sunriver (USA- Gr.1), St. Nicholas Abbey (GB-Gr.1 e USA-Gr.1), Evening Jewel (USA-Gr.1), Ballingarry (Fr-Gr1 e Can-Gr.1), Trade Storm (Can-Gr.1), Belle Gallantey (USA-Gr.1), General Quarters (USA-Gr.1), Queen Cell (Br-Gr.1), Saint Stephen (USA-Gr.2), Strattford Hill (USA-Gr.3), Aiglonne (Fr-Gr.3) e Ouqba (GB-Gr.3).


Campanha de Amor Total:

3 anos

1. Prêmio Quanto Carina, 1000 metros, GP, 10/08/2019, Gávea,
1. Prêmio Emerson - Eliminatória, 1300 metros, GB, 10/11/2019, Gávea,
1. Grande Prêmio José Buarque de Macedo, Gr.3, 1600 metros, GRP,
12/01/2020, Gávea,





4. Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro, Gr.1, 1600 metros, GB,
09/02/2020, Gávea,
8. Grande Prêmio Francisco Eduardo de Paula Machado, Gr.1, 2000 metros, GB, 08/03/2020, Gávea,

Nessa prova Amor Total sofreu importante lesão no joelho
esquerdo e foi submetido a uma artroscopia.

4 anos

1. Pesos Especiais Prêmio Dancer Man, 1600 metros, GRP, 16/08/2020, Gávea,





Ao reaparecer após 5 meses de sua cirurgia Amor Total manteve sua principal característica de corrida, a de apresentar poderoso esforço no quarto final das provas.


4. Grande Prêmio Presidente da República, Gr.1, 1600 metros, GB, 27/09/2020, Gávea,
2. Grande Prêmio Gervásio Seabra, Gr.2, 1600 metros, GRP, 29/11/2020, Gávea,
1. Clássico Bal A Bali, LR, 1500 metros, GRP, 10/01/2021, Gávea,
1. Clássico Luiz Rigoni, LR, 1600 metros, GB, 14/03/2021, Gávea,





Mesmo tendo saído da raia sentido, Amor Total demonstrou toda sua valentia e vontade de vencer ao impor violenta atropelada nos 50 metros finais para levantar a prova.


5 anos

9. Grande Prêmio Julio Cápua, Gr.2, 1600 metros, GB,19/12/2021,
Gávea.

Após um novo afastamento de 9 meses Amor Total reapareceu e voltou a sentir sua antiga lesão no joelho. Por seu excelente pedigree e característica de performance Amor Total foi destinado por seu proprietário para a reprodução.



Na literatura turfística muito tem sido escrito sobre a velocidade no cavalo puro sangue de corrida. Infelizmente grande parte desses autores confundem um aspecto fundamental, distância curta com velocidade. Animais velozes e vigorosos podem ganhar em distâncias mais longas e, nesse caso, a velocidade que importa é a demonstrada no último quarto da corrida. Esses exemplares com aceleração final de forma geral são bem sucedidos na reprodução.

Outro aspecto importante a se considerar em um cavalo destinado a reprodução é a sua vontade de vencer. Existem cavalos que mesmo sem a habilidade dos grandes craques apresentam no momento crucial da corrida a vontade de vencer. Essa vontade é notada quando um cavalo a mostra repetidamente em sua carreira
e mais ainda quando ele a leva até as últimas consequências, como Amor Total o fez no Clássico Luiz Rigoni.

O grande mestre John Aiscan nos disse uma vez: “O maior defeito de um cavalo de corrida é a sua falta de vontade de vencer.”

Grandes e indiscutíveis garanhões do momento como Dubawi, na grama e Tapit, no dirt, não produziram em pista campanhas que os credenciassem ao rol dos corredores mais habilidosos. Mas, apresentavam em comum aquela energia mental que os levava a lutar titanicamente pela vitória, mesmo que a mesma não pudesse ser alcançada. Eles certamente atingiram o status de inestimáveis reprodutores pela capacidade de transmitir a sua progênie essa característica.

Tesio escreveu: “Um cavalo corre com suas patas, acelera com seu coração, resiste pelos seus pulmões e vence por sua cabeça.”




Amor Total encontra-se alojado no Haras Campestre em Itaqui - RS. 


Dentre toda a produção clássica de Put It Back em provas de grupo 1 encontramos 4 netos maternos de Wild Event, um excepcional índice de 13.04%, todos tendo a milha como suas distâncias de maior êxito. São Fitzgerald, Flight Time, Glory Boy e Grandeza. Consequentemente direcionar filhas de Wild Event para Amor Total é uma opção com muitas possibilidades e assim como ocorreu com seu pai Put It Back, a expectativa é obter produtos que tenham a milha como sua melhor distância.

Considerando que Wild Again, pai de Wild Event o também é de Christine's Outlaw, outro garanhão com notável gravitação no turfe brasileiro, efetuamos diversos ensaios de Amor Total com filhas de Christine's Outlaw e importante parcela se mostrou muito consistente, o que abre uma janela para possibilidades de sucesso clássico. Filhas de Joe Owen (Christine's Outlaw) também se mostraram em expressivo percentual como um cruzamento muito adequado. 

Amor Total é neto de Stormy Atlantic, um dos melhores filhos de Storm Cat na reprodução. A combinação dos filhos de Sunday Silence com filhas de Storm Cat é extremamente exitosa no Japão.

Tomemos Deep Impact por exemplo e encontramos Kizuna (Tokyo Yushun - Japanese Derby, Jap-Gr.1), Loves Only You (Breeders Cup Filly and Mare Turf, USA-Gr.1 e Yushun Himba - Japanese Oaks, Jap-Gr.1), Real Steel (Dubai Turf Cup, UAE-Gr.1), Satono Alladin (Yasuda Kinen, Jap-Gr.1), Danon Kingly (Yasuda Kinen, Jap-Gr.1),  Ayusan (Oka Sho - Japanese 1000 Guineas, Jap-Gr,1), etc. 

Consequentemente pela presença do alinhamento Storm Cat - Stormy Atlantic, filhas de Agnes Gold, Hat Trick e Silent Name - Jaspion Silent indicam uma excelente possibilidade para Amor Total.

Não podemos esquecer que Put It Back produziu Jessica Is Back - ganhadora de prova de grupo 1 nos Estados Unidos, cuja mãe é filha de Jolie's Halo, esse um filho de Halo. A criação brasileira disporá futuramente de filhas de Verrazano - More Than Ready  e Koller - Southern Halo, ambos com a presença de Halo em sua  genealogia próxima. Filhas de Spring Halo também podem vir a ser boas alternativas. 

Amor Total é "livre" de Mr Prospector, e ensaios com filhas de Setembro Chove, segundo Vuillier e a Tipologia Funcional de Varola, evidenciam que esse é um cruzamento muito equilibrado e com bastante possibilidade de sucesso,  marcadamente para a milha. 

A maioria dos estudos com filhas de First American também se mostrou correta e promissora para Amor Total, indicando dentro da teoria a milha com um limite em 2000 metros como a provável faixa apropriada para o melhor desempenho.

O elevado índice dentro da curva para esses dois descendentes de Mr Prospector  também sugere que combinações com filhas de outros seus descendentes como Cape Town, Elusive Quality e filhos, Northern Afleet e filhos, etc sejam possibilidades promissoras.


Os estudos efetuados e as análises de compatibilidade genética realizadas indicam que a inclusão de Amor Total no elenco de garanhões em serviço no Brasil pode representar um relevante fator de melhoria na qualidade da criação nacional. 



Informações sobre coberturas:

Ricardo Debrazia Matas (Haras Salamandra), 55 98454-7993.

Eugênio Miguel Mancini Scheleder (Stud Eterno Amor), 21 99736-4911