domingo, 29 de maio de 2022

Tokyo Yushum 2022 - O Derby japonês




Do Deuceacaba de levantar com autoridade o Tokyo Yushum - Derby japonês, em um campo considerado dos mais fortes dos últimos anos.  Ele é um filho de Heart's Cry (Sunday Silence). 

Nas demais colocações temos:

2º Equinox (Kitasan Black - Black Tide - Sunday Silence),

3º Ask Victor More (Deep Impact - Sunday Silence),

4º Danon Beluga (Heart's Cry - Sunday Silence) e

5º Pradaria (Deep Impact - Sunday Silence).



Do Deuce, mostrou um pouco do seu talento inicial ao vencer o Asahi Futurity Stakes, 1600m, Gr.1 no final de 2021. Em abril agora, no Satsuki Sho - 2000 Guinéus japonês, 2000m, Gr.1 teve que se contentar com uma terceira colocação após um percurso não muito favorável. Seu treinador Yasuo Tomomichi disse: "Sempre seria difícil para ele vencer no Satsuki Sho, correndo pela retaguarda, mas ele ainda fez uma corrida forte e deu o seu melhor. Do Deuce se recuperou muito mais rápido dessa corrida do que depois do Yayo Sho, 2000m, Gr.2 e voltou aos trabalhos treinando muito bem."


                       

Heart's Cry.



A linhagem masculina de Sunday Silence reconhecidamente produz animais considerados feios. Mas é impossível, apesar dessa linha masculina produzir "cavalinhos", não reconhecer a sua dominância na criação mundial. Após o sucesso no ocidente dos "estrangeiros" SAXON WARRIOR (2000 Guineas), SNOWFALL (Epson Oaks e Cartier European Champion 3 years-old-filly), STUDY OF MAN (Prix du Jockey Club - Derby francês), FANCY BLUE (Prix de Diane) e SEPTEMBER (Chesham S) todos filhos de Deep Impact. A criação japonesa resolveu colocar as suas garras de fora no exterior com animais de seu primeiro time e dominou  em diversas distâncias e tipos de superfície na Breeder's Cup (EUA) e nas milionárias Copas dIsputadas na Arábia Saudita e no Dubai. Apenas um vencedor japonês em todas as provas dessas competições, Panthalassa, não pertence a linhagem de Sunday Silence.

Também não podemos esquecer do excelente cavalo japonês YOSHIDA, U$ 2,505,770 e vencedor nos EUA dos Turf Classic Stakes e Woodward Stakes, ambos Gr.1 em 1800m na grama. Yoshida também é filho de Heart's Cry.


Yoshida.



Recentemente foi oferecido a um haras brasileiro por preço bastante razoável o garanhão EXTRA END, um filho de DEEP IMPACT, com premiação equivalente em dólares a 1,938,600. Infelizmente foi recusado. Acreditamos por não responder ao padrão de cavalo norte-americano, lamentavelmente tão arraigado na criação brasileira e consequentemente ser considerado um "cavalinho". Como se cavalo de corrida fosse cavalo de exposição.

Não podemos esquecer que AGNES GOLD, garanhão de tremendo sucesso no Brasil, também era um "cavalinho" em seu tipo físico e que em campanha pesava a média de 461 quilos. Agnes Gold corresponde exatamente ao perfil da maioria dos melhores descendentes de Sunday Silence... "cavalinhos" em tipo e "tigres" nas corridas!


                       

Agnes Gold.


Extra End venceu nos 1600, 1800 e 2400 metros. Principais resultados:

3 anos

3º Kyoto Shimbun Hai, 2200 metros, Gr.2,

4 anos

3º Nikkei Shimbun Hai, 2400 metros, Gr.2, 
 
5 anos

 Sports Nippon Sho Kyoto Kimpai,1600 metros, Gr.3,
2º Tokyo Shimbun Hai, 1600 metros, Gr.3,
3º Yomiuri Milers Cup, 1600 metros, Gr.2, 

6 anos

2º Sports Nippon Sho Kyoto Kimpai,1600 metros, Gr.3
2º Keisei Hai Autumn, 1600 metros, Gr.3 e
3º Kokura Kinei, 1600 metros, Gr.3. 


Sua mãe CARLING teve a seguinte campanha: 1º Prix de Diane (Fr-Gr.1), 1º Prix Vermeille (Fr-Gr.1), 1º Prix de Reservoirs (Fr-Gr.3), 2º Poule d'Essai des Pouliches (Fr-Gr.1), 2º Prix d'Harcourt (Fr-Gr.2), 2º La Coupe de Maisons-Laffitte (Fr-Gr.3), 3º E.P. Taylor Stakes (Can-Gr.2) e 3º Prix de La Grotte (Fr-Gr.3).

Carling além de Extra End produziu na esfera clássica ao ótimo LOHENGRIN, principais resultados: 1º Nakayana Kinem (Gr.2) 2x, 1º Yomiuri Milers Cup (Gr.2) 2x, 2º Prix du Moulin de Longchamp (Fr-Gr.1), 2º Yomiuri Milers Cup (Gr.2), 2º Mainichi Okan (Gr.2), 2º Tokyo Shimbun Hai (Gr.3), 3º Takarazuka Kinem (Gr.1), 3º Hong Kong Mile (Gr.1), 3º Yazuda Kinem (Gr.1), 3º Mainichi Okan (Gr.2), 3º Sapporo Kinen (Gr.3) e 3º Nakayama Kinem (Gr.3). 

Lohengrin foi um garanhão bastante útil, com 63.3% de filhos vencedores e mais de U$ 24.000.000 em premiação.

O pai de Carling, GARDE ROYALE, 11-3-2-2, foi um cavalo de bom padrão: 1º Prix Jean de Chaudenay, 2400m, Fr-Gr.2, 1º La Coupe, 2000m, Fr-Gr.2, 2º Grand Prix de Evry, 2400m, Fr-Gr.2 e 3º Prix d'Harcourt, 2000m, Fr-Gr.3.



Garde Royale.


Infelizmente a criação francesa atravessava na década de 90 situação próxima a atual brasileira, total desprezo aos bons cavalos nacionais e importação de animais norte-americanos de questionáveis qualidades para garanhões. Fato esse que derrubou a categoria dos animais franceses, só a partir de meados dos anos 2000 a classe conseguiu se soerguer com a introdução do sangue de garanhões ingleses e irlandeses.

Consequentemente Garde Royale foi muito pouco prestigiado, inclusive indo servir no Haras Nationaux, órgão público responsável pela criação de equinos na França, para tentar preservar sua linhagem.


Extra End é um cavalo que pertence ao conglomerado Shadai e como garanhão não é utilizado por não atender ao grau de excelência exigido pela criação japonesa. Tendo produzido até o momento apenas 5 produtos em campanha e dentre eles encontra-se Matsurida Steal, com 4 vitórias em stakes, mais um segundo e um terceiro lugar nesse tipo de prova.



Extra End (peso médio em campanha 472 quilos).



Obs. Extra End encontra-se disponível para venda. Interessados contatar prosperpedigree@gmail.com