quarta-feira, 18 de maio de 2022

Highland Chief e a criação brasileira




Highland Chief é um cavalo de 5 anos de idade que na Europa é considerado cavalo de terceiro patamar dentro da esfera clássica, pois não conseguiu nenhuma vitória ou colocação em provas de grupo 1. Seus principais resultados foram 2º Great Voltigeur S. (GB-G2,2400m), 2º Gordon S. (GB-G3,2400m) e 3º Cumberland Lodge S. (GB-G3,2400m).

Levado aos Estados Unidos acaba de vencer o Man O'War Stakes, 2.200 metros na grama de Belmont, uma das mais importantes provas de G1 do calendário clássico norte-americano. 

Do campo dessa prova fez parte Gufo (EUA), $ 1,490,000, considerado um dos melhores gramáticos em atividade nos EUA, vencedor do Sword Dancer S. (G1,2400m),  Belmont Derby Invitational S. (G1,2400m), Pan American S. (G2,2400m) e o Kent S. (G3,1800m [recorde]). 

Yibir (GB) igualmente participou do Man O'War Stakes, ele é um castrado também pertencente a terceira turma europeia e foi eleito em 2021 o Eclipse Champion Turf Male nos Estados Unidos por suas vitórias na Breeder's Cup Turf (G1,2400m) e Jockey Club Derby Invitational S. (2400m). Na Europa seu principal resultado foi um 2º no esvaziado Great Voltigeur S. (GB-G2,2400m).

Percebe-se um movimento de proprietários norte-americanos nos leilões europeus atrás de potros de Book 2. Esses animais invariavelmente participam com sucesso das provas gramáticas dos EUA, apresentando ótimo retorno do capital. 

Podemos citar como exemplo o Klaravich Stables e alguns de seus animais, com valor de compra e premiação:

1 - Domestic Spending, 2017, ($ 412,030 e $ 1,432,100), vencedor de G1 e G2,

2 - Digital Age, 2016, ($ 451,781 e $ 1,263,460), vencedor de G1 e G2,

3 - Newspaperofrecord, 2016, ($ 278,019 e $ 1,137,250), vencedora de G1, G2 e G3,

4 - Public Sector, 2018, ($ 217,822 e $ 992,600), vencedor de G2 e G3. *

* Public Sector é uma excelente opção futura para a criação brasileira e se mantiver o atual  patamar intermediário provavelmente terá preço de venda muito razoável. Olho! 



A vitória de Highland Chief, além das performances locais do também mediano Yibir e os poucos exemplos acima expostos mostram que a genética europeia sobra nos EUA nas provas de grama quando se trata da milha para cima.


Abaixo o pedigree de Highland Chief para análise e reflexão dos interessados:




A mudança de perfil dos garanhões na criação brasileira deve ser levado em consideração, principalmente se houver um planejamento para os nossos haras atender futuramente o nicho gramático acima exposto.

Acreditamos, dentro desse perfil, ser muito mais fácil a venda de inéditos para os EUA que sejam filhos de garanhões europeus, mesmo que pertençam ao pelotão intermediário. 

Qual investidor dos EUA se interessaria em adquirir no Brasil um inédito filho de algum garanhão norte-americano em serviço na criação nacional? Evidentemente nenhum, pois nos EUA existem muitíssimos animais com a mesma genética e infinitamente superiores aos que hoje servem em nossos haras.

Acreditamos que no nicho grama, filhos inéditos de Sangarius (Kingman), Outstrip (Exceed And Excel), Salto (Pivotal), Agnes Gold e Hat Trick (Sunday Silence) podem abrir com sucesso esse perfil de mercado norte-americano. E futuramente os garanhões nacionais possam vir a participar desse bolo.

Obs. Jolie Olímpica e Janelle Monae já estão mostrando Agnes Gold e a criação brasileira aos EUA e na grama...

Um marketing alavancador de nossa criação seria a ABCPCC formar, fomentar e participar de um grupo de investidores para levar uma potrada inédita escolhida a dedo desses garanhões para os EUA (éguas mães de gabarito a nossa criação possui) e os entregar a um treinador de ponta, uma ótima opção seria o brasileiro Paulo Henrique Lobo.

Poderiam correr com a farda levando as cores canarinho, aos moldes de nossa seleção de futebol...


      


Desse arranque inicial acreditamos que seja possível a criação brasileira voltar aos trilhos e retomar a importação de mais genética gramática de ponta através de filhos de Dubawi, Deep Impact, Frankel, Sea The Stars, Shamardal, Lope de Vega, Wootton Bassett, Dark Angel, Invincible Spirit, King Kamehameha, Ifraaj, Siyouni, Bated Breath, Lord Kanaloa, Duramente, Heart's Cry... mais um Kingman.


O que está faltando é uma blitzkrieg da criação brasileira nos EUA e seu comandante deve ser a ABCPCC.