quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Compreendendo os fundamentos de Tesio

 


Estudantes de criação que dedicaram tempo para estudar os livros de Franco Varola sobre Tipologia do Cavalo de Corrida, que foi uma nova perspectiva para o princípio de dosagem do tenente-coronel JJ Vuillier (Les Croisements Rationnels Dans La Race Pure), conselheiro do Aga Khan III, sabem que Varola define as aptidões do cavalo PSI apoiadas em fatos e conhecimentos da raça em cinco categorias: Brilhante, Intermediário, Clássico, Sólido e Profissional.

Por relato pessoal do Dr. Franco Varola em algum ano do fim da longínqua década de 1970 no Rio de Janeiro - onde morava parte do ano, disse que a teoria da Tipologia Funcional nada mais foi que compreender e colocar no papel os conceitos praticados por Tesio. 

Mas sempre comentava que a sua teoria da Tipologia Funcional não podia ser vista dentro da metodologia de Vuillier, pois a identificação dos tipos funcionais se baseavam em sua interpretação pessoal da progênie de cada garanhão e estava relacionada com o poder de transmissão desses garanhões em comparação com as suas próprias performances em pistas. Considerava como diferença fundamental que o seu método não sofria nenhuma influência de números na fase inicial do processo analítico e que era sim em seu fundamento uma análise biomecânica da raça.

Outro aspecto importante é que Varola considerava que os cavalos se adaptam para expressar o ambiente de cada nação, um reflexo das sucessivas gerações nas quais suas linhagens femininas são forjadas. 

Esse conceito foi anteriormente a qualquer publicação considerado pelo dr. Roberto Seabra em seu Haras Guanabara. Onde a base de sua criação eram éguas argentinas filhas de garanhões ingleses em sucessivos cruzamentos de garanhões dessa origem sobre ventres argentinos. Dr. Roberto repetia no Brasil essa fórmula utilizando de forma majoritária garanhões ingleses, Hunter's Moon, Bahram, Bala Hissar, Felicitation, Royal Forest e outros sobre essas linhas femininas importadas. 

Dr. Roberto nos disse uma vez que considerava sua criação muito artificial e essa era a justificativa para a entrada dessa genética feminina, criada geração por geração solta 100% a campo na Argentina e que ela ajudava a recuperar algo de uma rusticidade fragilizada pelo ambiente de cria do seu haras. O notável expert John Aiscan comungava dessa linha de pensamento e o nosso entendimento também segue essa vertente. 



Caro. Fruto de acasalamento planejado por Varola para a Gestut Erlenhof, haras da condessa Margit von Batthyány. 


Segundo Varola, Tesio baseou inicialmente sua metodologia nos preceitos básicos da teoria do Ten.Cel. JJ Vuillier, onde se privilegiava a frequência (aspecto quantitativo) com que os Chefes de Raça participavam dos pedigrees. Posteriormente Tesio observou que além do equilíbrio quantitativo era necessário privilegiar a capacidade de transmissão em distância dos indivíduos e suas consanguinidades no pedigree (desde que os vetores dos inbreedings tivessem o mesmo perfil de herdabilidade), o que foi compreendido por característica aptitudinal. Ou seja, Tesio entendeu que o mais importante na composição genética de um PSI estava no equilíbrio dos fatores aptitudinais, que iriam repercutir no perfil atlético do indivíduo. 

À vista disso compreendemos como um grande erro cometido na atualidade por alguns criadores o de tratar apenas a grama intermediária, como sendo o tipo mais importante para se testar o sucesso na raça, um real equívoco.

Em termos globais essa percepção é totalmente incorreta quando buscamos a alta classe. Como Tesio nos ensinou: "O puro sangue existe por causa de um pedaço de madeira no final de uma milha e meia de corrida em Epson."

Uma milha e meia é a distância clássica mais importante do turfe. Consideremos grandes garanhões como Sadler's Wells (King George VI e Queen Elizabeth Stakes), Galileo (Derby de Epson), Deep Impact (Derby japonês, St. Leger japonês), no passado Hyperion (Derby de Epson, St. Leger), Nearco (Derby italiano, Gran Premio d'Itália, Grand Prix de Paris), Ribot (Prix de L'Arc de Triomphe, King George VI e Queen Elizabeth Stakes) e mais Buckpasser (Lawrence Realization Stakes, Jockey Club Gold Cup), AP Indy (Belmont Stakes) - uma lista interminável.

Assim sendo, seguindo a escola de Tesio, é ponto fundamental equilibrar a dosagem das aptitudes funcionais transmitidas pelos grandes vetores genéticos, os conhecidos Chefes de Raça. Por consequência entendemos essa condição como básica para que se possa almejar uma maior possibilidade de se conseguir um atleta competitivo na classe, e esse raciocínio é válido para todas as distâncias. 

Varola por suas análises concluiu que uma superconcentração de velocidade sobre velocidade resulta em velocidade barata. Ele também nos ensinou que a habilidade clássica é a velocidade estendida no tempo e sabemos que o cavalo de corrida clássico só atinge a potência máxima no final de sua temporada de 4 anos. 

Considerando essa maturidade é praticamente uma regra que os melhores 3 anos de suas gerações - a partir dos 1600 metros - invariavelmente se tornam os grandes cavalos de mais idade, ao contrário da maioria dos precoces e ligeiros 2 anos. De forma geral, esses indivíduos são exemplos de excesso de brilhantismo em seus planejamentos genéticos (velocidade sobre velocidade) e não confirmam aos 3 e nem posteriormente os bons resultados de sua primeira campanha. 


Obs: Franco Varola foi importante interlocutor de Tesio e consequentemente com conhecimento intimo de toda a sua operação. Varola é reconhecido mundialmente como a maior autoridade sobre o gênio de Dormello.