quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Estudando Vadeni, o lider 3 anos europeu

 



Vadeni (FR), castanho, 2019, 7-5-0-1, Churchill em Vaderana por Monsun, 987,100 e £448,363.


Aos 2 anos:
1º Criterium du Fonds European de l'Elevage (Fr-L,1600m,Dea)
3º Prix de Conde (Fr-G3,1800m,Cha)

Aos 3 anos:
1º Prix du Jockey Club (Fr-G1,2100m,Cha)
1º Eclipse Stakes (GB-G1,2000m,San)
1º Prix De Guiche (Fr-G3,1800m,Cha
)

5º Prix de Fontainebleau (Fr-G3,1600m,Lon)


Sem velocidade, não haveria cavalos de corrida e, portanto, a velocidade existe em algum grau em todas as cinco subdivisões de aptidão na Tipologia funcional.

O estudo do cruzamento que produziu Vadeni mostrou um diagrama de dosagens extremamente equilibrado em velocidade, Brilhante + Intermediário = 12, Clássico = 17 e Sólido = 11.

Consequentemente, o que poderíamos esperar quanto a combinação dessas formas distintas de velocidade se exteriorizar aconteceu em Vadeni, um vencedor de 1400, 1600, 1800, 2000 e 2100 metros. A exceção da vitória nos 1400 metros de sua estreia, quando venceu por 3 corpos sem jamais ser exigido, todas as outras distâncias levantadas foram em provas de grupo. O que exemplifica de forma clara o que significa velocidade na classe.



H.H. Aga Khan III, criador entre outros de Bahram e Mahmoud, acreditava em velocidade prolongada no tempo. É conhecida sua famosa carta na qual escreveu: “Neste momento quando todos que dirigem o turfe buscam meios para manter o prestígio do PSI tenho um conselho a dar: sejam mais cuidadosos quando jogarem água para fora da banheira. Não permitam que a criança se perca, e essa criança se chama VELOCIDADE”. O atual Aga Khan mantêm vivo os preceitos de seu avô e em sua criação sempre se busca trazer velocidade a seus cavalos.

Em seu livro “Il Purosangue, animale da esperimento”, Tesio também afirmou: “Sem um grande representante da milha em um pedigree será difícil de se produzir um animal extraclasse pois faltará a explosão nervosa que é sinônimo de VELOCIDADE.” 

Em Vadeni o grande expoente da milha é seu pai Churchill, sem podermos esquecer que por sua mãe temos a Zafonic e Linamix, mais o muito interessante Air Express via Churchill. Uma conjunção de explosão nervosa com a sobriedade de Monsun e as linhas femininas alemãs existentes no pedigree de Vadeni.

Outro aspecto também obedecido em Vadeni e atendendo a tradicional filosofia do élevage Aga Khan foi quanto a utilização mínima de inbreedings até a quinta geração. Dentro dessa austeridade e procurando se obter indivíduos mais longevos tem-se um simples 4x4x5 sobre Northern Dancer. 


S.A. Aga Khan IV                        


É razoável admitir que a repetição de combinações de sucesso é um caminho que oferece maiores chances para obtê-lo. Existia até 2018 (ano do serviço de Vaderana) apenas um exemplo da combinação de Galileo com Monsun. Era o de Waldgeist e ele havia apresentado o seguinte desempenho em pistas:


2016:
1º Critérium de Saint-Cloud (FR-G1) 2000m
3º Prix de Condé (FR-G3) 1800m

2017:
2º Prix Greffulhe (FR-G2) 2000m
2º Prix du Jockey Club (FR-G1) 2100m
2º Cumberland Lodge Stakes (GB-G3) 2400m
4º Irish Derby (IRE-G1) 2400m
4º Grosser Preis von Bayern (GER-G1) 2400m


Em uma muito provável afinidade entre os "sangues" de Galileo e Monsun, onde podemos pressupor maior possibilidade de classe, não devemos alinhar os resultados desses cruzamentos com a expectativa de uma mesma aptidão funcional. O diagrama de Waldgeist em comparação com o de Vadeni deixa evidente a diferença de perfil entre ambos. 



 

Nenhum nick ou afinidade de linhas sem um estudo aptitudinal e de combinação genética, pode balizar de forma clara em qual distância aquele cruzamento desenvolverá a sua melhor capacidade atlética. E também se há uma maior possibilidade de se obter um indivíduo extraclasse. Em Vadeni o que se procurou foi a meia distância.