segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Galileo, recorde mundial em vencedores de Stakes

 


Embora tenha morrido a mais de um ano Galileo continua comandando a criação mundial e batendo recordes. Graças ao sucesso da Coolmore nas preparatórias clássicas inglesas e irlandesas desse ano ele conseguiu ultrapassar o recordista anterior Danehill em número de vencedores individuais black-type, que totalizava 347.




Nessas preparatórias saíram vencedores Stone Age, United Nations, Star Of India, History, Changingoftheguard e Thoughts Of June, todos treinados por Aidan O'Brien.

No Derby de Epson 2022 ele contou com a presença de 6 filhos e o vencedor da prova foi Desert Crown, um filho de Nathaniel e consequentemente seu neto paterno. Changingoftheguard (King George VII Stakes) conquistou honrosa quinta colocação e Stone Age (Derby Trial Stakes) foi sexto em um campo com dezessete competidores.

Seu número de 353 individuais vencedores black-type é verdadeiramente extraordinário. Não se pode deixar de ressaltar que ele, Danehill e Sunday Silence são os únicos garanhões que ultrapassaram a barreira dos 300 black-types, seguidos por Dubawi com 254.




Infelizmente diante de um quadro mundial com forte presença da Coolmore é possível perceber que alguns outros grandes times por questões de hegemonia não prestigiam os filhos de Galileo na reprodução e consequentemente são indivíduos não muito valorizados comercialmente. 

A exceção é Frankel, que em 2021 foi coroado "pai de campeões" na frente de seu pai Galileo.

Os derbys de 2022 da Inglaterra e França com respectivas vitórias de Desert Crown (Nathaniel) e Vadeni (Churchill) talvez modifiquem essa posição de antagonismo para com a Coolmore e daí favoreçam aos filhos de Galileo que lá servem: Adelaide, Australia, Capri, Churchill, Circus Maximus, Gleneagles, Gustav Klimt, Highland Real, Idaho, Kew Gardens, Mahler, Mogul, Order Of Australia e Soldier Of Fortune.

Também esperamos que Nathaniel, Waldgeist, Teofilo, Intello e The Gurkha passem a ser devidamente prestigiados.

No Brasil felizmente o Haras Santa Maria de Araras incorporou ao parque de garanhões brasileiro um digno filho de Galileo, Heliostatic (2000 Guineas Trial S, Ir-Gr.3 e Meld S, Ir-Gr.3), do qual se pode ter justificada expectativa de sucesso. Heliostatic é um irmão inteiro de Soldier Of Fortune. 

Soldier Of Fortune - apesar de bombardeado por crítico de plantão - prestou bom serviço a criação brasileira, em apenas 1 ano de serviço - 72 filhos corridos - obteve 6.95% de vencedores black-type e 20.85% colocados nessas provas. Infelizmente tudo indica que a uma voz crítica sem maior senso técnico ainda é dado algum crédito.

Acreditamos que tal fato restringiu a utilização das filhas de Soldier Of Fortune na reprodução. Se Soldier Of Fortune fosse tão desprezível o Haras Santa Maria de Araras, o campo de criação de maior sucesso no Brasil nas últimas 3 décadas, traria um seu irmão inteiro e com campanha inferior para fazer parte de seu time de garanhões? 

Roderic O'Connor, também filho de Galileo, foi extraordinário entre nós - 73 filhos corridos - 13.7% vencedores black-type e 24.66% colocados nessas provas. O que se percebe é que por sua produção não ter apresentado um fenótipo mais norte-americano acabou não interessando a criação brasileira, um infeliz equívoco de avaliação. Lamentavelmente, assim como Soldier Of Fortune, são raras suas filhas aproveitadas na reprodução. 

Felizmente Roderic O'Connor nos deixou o derby winner - GP Cruzeiro do Sul - Emperor Roderic. Não temos dúvidas que Emperor Roderic se utilizado com as poucas filhas de Silent Times e Amigoni em reprodução responderá de forma positiva, dando continuidade ao consagrado nick Galileo-Danehill.

Assim como a criação brasileira acertadamente foi atrás de Outstrip imaginamos que o versátil CAPRI, totalmente desprezado na Europa, servindo no book de garanhões de salto pelo vil fee de €4,000 seja uma rara oportunidade para se incorporar um ótimo filho de Galileo.

Capri £1,526,142 em prêmios:

Aos 2:

1º Beresford Stakes (Ire-G2,2yo,1600m), 
1º Canford Cliffs Stakes (Ire-L,2yo,1500m)
3º Criterium de Saint-Cloud (Fr-G1,2yoC&F,2000m)

Aos 3:
1º Irish Derby (Ire-G1,3yoC&F,2400m), 

1º St Leger (GB-G1,3yoC&F,2800m)
3º Derby Trial Stakes (Ire-G3,3yo,2000m)

Aos 4:
1º Alleged Stakes (Ire-G3,2000m)


Correu na Irlanda, França, Inglaterra e Japão.

  • Vencedor dos 1500 aos 2800 metros.


  • A sua produção que virou agora 2 anos é linda e poderosa, não será de admirar se ele seguir o caminho de seus outros desprezados irmãos Churchill e Nathaniel. Cabe também ressaltar que ele é neto de Anabaa, um importantíssimo avô materno do turfe mundial. Talvez ano que vêm, após a estação de monta, ele ainda possa ser adquirido por valor bastante razoável mesmo para uma moeda frágil como o real. Fica a dica...