sábado, 18 de novembro de 2023

Os "japoneses" - Brian's Time

 




Brian's Time, 21-5-2-6, nascido em 1985, foi um múltiplo vencedor de Grupo 1 nos EUA, criado na Darby Dan Farm defendeu nas pistas as cores de seus criadores, James e Jody Phillips. Brian's Time obteve 5 vitórias em 21 partidas, venceu o Florida Derby sobre Forty Niner, Pegasus Handicap  e Jim Dandy Stakes. Terminou em segundo lugar no Preakness Stakes e terceiro no Belmont Stakes e Travers Stakes.

Era filho de Roberto em Kelley's Day por Graustark, e tinha em sua geração de haras Sunshine Forever, seu irmão paterno que também defendia as cores de James e Jody Phillips. Ele e Sunshine Forever, que possuía campanha superior estavam programados para entrarem como garanhões no mesmo ano. Os proprietários optaram por Sunshine Forever e colocaram um preço alto para venda, em contrapartida Brian's Time foi oferecido por valor muito menor, mas, mesmo assim, o mercado norte-americano lhe virou as costas em razão de possuir 1.54m de altura e pesar em média 431 quilos aos 3 anos, além de não ser considerado um tipo fisicamente atraente. 

Koichiro Hayata, proprietário da Hayata Farm, pretendia originalmente importar Sunshine Forever, mas não conseguiu fechar acordo devido a alta soma pedida por ele. Então Brian's Time foi adquirido em 1989 por possuir quase a mesma linhagem sanguinea. A principal motivação naquele momento é que Real Shadai, também filho de Roberto, estava fazendo grande sucesso como garanhão no Japão.

Brian's Time servindo na Hayata Farm, ilha de Hokkaido, foi bastante prestigiado pois teve em suas 3 primeiras gerações 186 filhos. Ele iniciou através de suas filhas uma dinastia de classe que perdura até os dias de hoje. Posteriormente diante do enorme sucesso de Brian's Time, um consórcio japonês comprou Sunshine Forever, mas esse manteve no Japão o mesmo perfil demonstrado nos EUA de baixa qualidade em sua prole.

Brian's Time produziu 52 vencedores de provas de grupo e é avô materno de 20 vencedores dessas mesmas provas. A produção de Brian's Time se caracterizou por ter muita longevidade e resistência, provavelmente devido a linhagem de sua mãe que possuía Ribot, somados a uma capacidade de alto rendimento tanto na grama como no dirt.

Dentre seus filhos pode-se destacar os excepcionais campeões Narita Brian - tríplice coroado japonês nascido da primeira geração de Brian's Time e Mayano Top Gun, ambos eleitos "Horse of the Year" no Japão. A partir do seu quarto ano no haras Brian's Time passou a ser considerado garanhão de elite e em 1994 serviu 79 éguas, número digno de nota para o turfe de então.

Devido a presença de Sunday Silence, ele não conseguiu vencer o ranking de garanhões no Japão, mas, foi 2º colocado nas estatísticas de 1995/1996/1997/ 2000/2002/2003 e 2005, 3º colocado em 1994/1998/2001/ 2004/2006/2007 e 2008.

Como avô materno foi 2º colocado em 2012/2013/2014 e 3º colocado em 2010/2011 e 2016.

Foi eleito JRHA Stallion of Merit.

Junto a Sunday Silence e Tony Bin (ambos pertencentes ao Grupo Shadai, a maior organização do turfe japonês) formou os três melhores garanhões do Japão na época. Brian's Time que era utilizado por haras menores nunca teve acesso a éguas "estrelares", mas,  mesmo servindo éguas de qualidade inferior se mostrou uma grande força reprodutiva, colocando-se no mesmo patamar de seus concorrentes da Shadai. Brian's Time ficou por 16 anos consecutivos entre os 10 primeiros garanhões no All Japan Stallion Ranking.

Sunday Silence foi classificado entre os 10 primeiros por 14 anos consecutivos e Tony Bin por 12 anos consecutivos. Embora Brian's Time tenha tido menos oportunidades com éguas de maior qualidade no comparativo aos garanhões da Shadai, ele esteve entre os 10 primeiros do ranking japonês por mais tempo.

Brian's Time se mantêm ativo na classe através da descendência de suas filhas. Ele é avô materno de Espoir City (Gold Allure), garanhão bastante útil e Dee Majesty (Deep Impact), um vencedor de grupo 1 e que com poucos produtos em pistas se inicia como um garanhão bastante promissor. Dentre seus muitos netos ainda em atividade é possível destacar os vencedores de G1 Time Flyer (Heart's Cry), Naran Huleg (Gold Allure), Mutually (Pyro), Micke Fire (Sinister Minister), além de diversos outros vencedores de G2 e G3. 

A demanda japonesa por garanhões para o dirt tem aumentado e é grande a expectativa de que seu filho Furioso (Japan Dirt Derby), ótimo vencedor nesse tipo de pista, apresente um produto de maior classe para que essa linha masculina possa prosseguir sua hierarquia. 




Brian's Time