sábado, 9 de dezembro de 2023

Os "japoneses" - French Deputy

 




French Deputy, 6-4-1-0, nasceu em 1992, criação e propriedade do milionário casal filantropo Marjorie e Irving Cowan. Estreou aos 2 anos em 1200 metros, dirt e venceu por 5 corpos, essa foi sua única apresentação nessa idade.

Aos 3 anos abriu campanha no Santa Anita Park em uma prova de 1300 metros no dirt, venceu por 2 1/2 corpos. Sua terceira apresentação foi em 1600 metros, dirt, Santa Anita Park e venceu por 11 corpos.

French Deputy se lesionou em treinamento e foi obrigado a fazer uma longa pausa, não podendo competir no Kentucky Derby, ao qual havia se credenciado como o mais gabaritado representante da costa oeste. Somente no outono de seu terceiro ano French Deputy pode retornar a atividade, tendo em vista a Breeder's Cup Classic. Foi inscrito no Jerome Handicap (G2, D,1600m) e derrotou por 4 corpos Top Account (G2), Reality Road (G2), Suave Prospect (G3) e Mr. Greeley (G3)

Continuando sua preparação para a BC Classic foi apresentado em um Allowance, 1600m, dirt. Mas seu jóquei perdeu o chicote na entrada da reta e French Deputy acabou obtendo uma segunda colocação, após duro final contra Top Account e Reality Road. Sua última corrida foi na BC Classic (G1, D, 2000m) onde sentiu antiga lesão e entrou descolocado, sendo destinado a reprodução.

Iniciou-se como garanhão na Three Chimneys Farm, Kentucky, e após 4 temporadas de monta foi vendido para o Japão. 

Entre EUA, Japão, Austrália, Argentina e Singapura produziu 32 GSW's e é pai de Kurofune (G1) - JRHA Stallion of Merit, que produziu 25 filhos GSW's e 27 netos GSW's. Kurofune infelizmente não deixou nenhum filho como garanhão, mas, também, repete o êxito de seu pai como avô materno. Neste momento encontra-se na terceira colocação na estatística geral japonesa, também foi 3º colocado em 2019-2020-2021 e 2022, perdendo os dois primeiros postos  ora para King Kamehameha, ora para Sunday Silence ou Deep Impact.


Kurofone


French Deputy manteve sua genética em alta hierarquia por meio de suas filhas e se firmou como um dos mais importantes avôs maternos do turfe japonês, com 40 netos vencedores de GSW's. French Deputy foi 2º colocado na estatísticas gerais japonesas de broodmare sires em 2016-2017-2018 e 3º em 2015. 

É também avô materno de importante sucesso nos EUA e Argentina, tendo além, netos GSW's na Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Dentre eles destacamos os vencedores de G1 Hi Happy (Man O'War S-EUA), Undrafted (Diamond Jubilee S-GB), Marche Lorraine (Breeder's Cup-EUA), Majestic Harbor (Gold Cup at Santa Anita S-EUA), Visionaire (King's Bishop S-EUA), Danza (Arkansas Derby-EUA), Hispanidad (Polla de Potrancas-Arg) e Hinz (2000 Guineas-Arg).

French Deputy foi eleito JRHA Stallion of Merit.




Obs.: Fomos alertados por José Laudo de Camargo que French Deputy não serviu em regime de shuttling na Argentina e sim que as éguas eram servidas em temporada sul-americana nos EUA e seguiam para a Argentina. Apesar de nossos estudos serem baseados em recordações do passado e fontes sérias, é perfeitamente natural que aconteça algum equívoco dessas fontes e mesmo alguma falha de memória. Checamos o alerta de Zé Laudo junto ao studbook argentino e confirmamos sua informação, portanto, a bem do correto, foi corrigido o texto original do artigo.