terça-feira, 21 de outubro de 2025

Courtier, um esquecido

 


   


Courtier apesar de ser um garanhão de muito sucesso, surpreedentemente não possui seus yearlings devidamente valorizados pelo mercado. Com 7 gerações em idade de corrida entregou: 149 vencedores (55,39%), 232 colocados (86,25%), 19 vencedores Black-type (7,07%) - sendo 10 vitoriosos em provas de Grupo e 47 colocados em provas Black-type (17,83%).                    

Ele é um garanhão dominante que imprime seu tipo físico "rústico", muito semelhante ao de seu bisavô paterno, o chef-de-race brilliant/intermediate Unbridled.


Unbridled


O pedigree de Courtier é moderno e extremamente adequado ao mercado, ele possui em sua linhagem muitos chefs-de-race e descende em linha direta de Almahmoud, da qual igualmente descendem Northern Dancer, Halo, Danehill e outros reprodutores consagrados. Sua facilidade de gerar nos pedigrees inbreedings sobre chefs-de-race deixa claro que para Courtier esse é um grande potencializador genético e o sucesso na classe de seus filhos consanguineos assim o atestam.

Courtier sempre foi dito em alta conta por William 'Bill' Mott, seu treinador. Abaixo a vitória de Courtier no Centaur Stakes (L, 1600m, grama)



- 2ª colocação no Kitten's Joy Stakes (L, 1600m, grama)



- 3ª colocação no National Museum of Racing Hall of Fame Stakes (G2, 1700m, grama).




Seu pai Pioneerof The Nile venceu o Santa Anita Derby e foi segundo colocado no Kentucky Derby, sendo que para muitos não venceu essa prova devido a desastrosa direção de Garret Gomez. Empire Maker, seu avô paterno, também foi segundo colocado no Kentucky Derby, venceu o Belmont Stakes, o Wood Memorial Stakes e o Florida Derby.

Soothing Touch, a mãe de Courtier, é fruto do cruzamento de dois ganhadores do Belmont Stakes, Touch Gold e A.P. Indy. O pedigree de Courtier é repleto de cavalos possuidores de stamina, característica que a sua campanha não demonstrou. Mas, ele possui nos G1 Obataye (Crimson Tide) e Atomic Heights (Know Heights) exemplos de que servindo éguas adequadas ele oferece distância clássica. Não podemos deixar de citar o G2 Gesto Nobre, que mesmo sendo neto do brilhante Impression também chegou com sucesso aos 2400 metros. Courtier entrega em sua produção precocidade, velocidade e versatilidade.
  
Sua quarta mãe Coup de Folie, reine-de-course mare, é considerada uma das 20 mais influentes reprodutoras na história do PSI, pelo amplo impacto de sua descendência em vários continentes. Ela foi uma juvenil de muito talento na França. Produziu 3 vencedores G1, Machiavellian, Exit To Nowhere e Coup de Genie - terceira mãe de Courtier. Sendo que Coup de Genie foi 1993 Champion 2-year-old filly na França. 

Certamente o sucesso de Courtier e de seu irmão materno Hofburg na reprodução, ambos com médias para boas campanhas, sendo que Hofburg foi melhor corredor, deve-se a essa magnífica linha ventral, que é responsável por produzir ótimos garanhões.