segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Phalaris e o turfe moderno

 

Phalaris


Vive-se um momento em que as linhagens masculinas no PSI diminuíram apesar de terem circulado livremente entre os diversos países pertencentes ao mundo do turfe. Vários aspectos contribuíram para essa redução, os mais importantes foram o encurtamento das distâncias, a exigência de precocidade e a preferência dos treinadores por animais provenientes de linhagens paternas mais equilibradas em temperamento, que são de mais fácil lida e treinamento. Esses três aspectos separados ou em conjunto sepultaram a descendência masculina de Blandford, Tourbillon, Hyperion, Ribot e muitos outros garanhões que foram fundamentais na gravitação da raça.

Dentro dessa dinâmica, algumas linhagens paternas se fortaleceram, enquanto outras se extinguiram. Algumas que perdem o vigor em um turfe podem prosperar em outro, o exemplo típico é a linhagem de Hail To Reason através de Sunday Silence no Japão. Outras serão simplesmente eclipsadas por uma linha mais dominante, como foi o caso de Northern Dancer no cenário mundial e de Mr Prospector no  turfe norte-americano.

O perfil comprador no turfe de hoje criou um "mercado alvo", ele quer atletas de dois anos de idade com velocidade e que continuem vencendo até a milha aos três anos. O nome que iniciou essa mudança foi Phalaris e seus descendentes, pois entregaram a velocidade e precocidade necessária para retirar muitas linhagens masculinas do mercado. O sucesso da linha de reprodutores Phalaris e sua subsequente concentração foi o principal catalisador para essa situação.

Evidentemente essas outras linhagens masculinas estão representadas nos pedigrees, mas não pelo veio paterno. Como a descendência de Phalaris e de seus filhos trouxeram um rápido retorno financeiro aos investidores o mercado fluiu nessa direção.

Phalaris foi um modesto cavalo de corrida em distância de resistência. Aos quatro anos de idade, seu treinador George Lambton o direcionou às corridas de velocidade, onde venceu sete das nove partidas e Phalaris acabou sendo coroado como o velocista campeão da Inglaterra. Aos cinco anos de idade, ele se tornou conhecido por sua capacidade de carregar mais peso do que seus concorrentes, fazendo isso com velocidade brilhante. Phalaris se tornou um dos principais reprodutores de dois anos, vencendo essas estatísticas em 1925,1926 e 1927. Ele foi o garanhão líder geral na Inglaterra em 1925 e 1928.

No passado, os cavalos eram criados principalmente para competir defendendo os interesses de seus criadores e esses trabalhavam seus plantéis dentro de critérios próprios, objetivando de forma preferencial a distância clássica. O mercado público de vendas tinha que dispor daqueles indivíduos que eram descartados por esses criadores, mas a entrada no mercado de Phalaris e a distribuição de seus filhos pulverizaram essa situação, tornando o acesso a essa linhagem mais democrático.

Algo desse fenômeno ainda existe na Europa, onde alguns grandes potentados detêm o acesso aos garanhões mais poderosos, por serem de suas propriedades, e correm seus produtos com suas fardas. A maioria dos animais oferecidos nos leilões europeus pertencem a outro tipo de criador, aquele que por questões do inviável preço pelos serviços desses garanhões, utiliza majoritariamente iniciantes (Hello Youmzain, Starman, Sergei Prokofiev, Blue Point, Ardad, Soldier's Call, Too Darn Hot, etc) e outros destacados garanhões mais acessíveis (Dark Angel, Kodiac, Mehmas, Havana Grey, etc). Um exemplo claro do difícil acesso do criador comum a determinados nomes está em Woottom Bassett, que evoluiu de €40,000 (Haras d'Etreham) em 2019 para £185,000 (Corporação Coolmore) em 2025.  Nos EUA o acesso ao mercado é mais democrático, desde que o comprador esteja disposto a pagar o preço pela qualidade oferecida nos leilões.



Sergei Prokofiev




Hoje o mercado é dominado pelos criadores comerciais que são guiados pela moda e os garanhões precisam se adequar aos parâmetros comerciais vigentes, atualmente o sucesso inicial e a velocidade são tudo. Consequentemente, as linhagens com mais stamina e classe não são chamativas por não serem brilhantes e, infelizmente, não estão na moda. Portanto, a demanda é baixa e, essas linhagens paternas vão desaparecendo.

É claro que o assunto das linhagens não é tão simples quanto favorecer uma linhagem paterna em detrimento de outra. Cada garanhão representa uma mistura de influências e, como tal, existem oportunidades a serem aproveitadas. Há um argumento que a saúde do PSI não vai se beneficiar da situação atual, a falta de variedade genética de décadas atrás já cobra seu preço no relacionado a durabilidade da raça. E esse é um importante aspecto que deve ser considerado.