terça-feira, 30 de novembro de 2021

Verissimo - lote 02 - Leilão APPS

 



VERISSIMO, Fam. 13-c, castanho, nascido em 12/09/2020, um filho de PUT IT  BACK em Vereda Tropical, que foi comprada prenhe ao Haras Santa Maria de Araras.




Seu pai Put In Back em 7 apresentações obteve 5 vitórias, um segundo e um terceiro lugares, nunca estando fora do marcador. Correu duas vezes aos dois anos tendo obtido suas duas colocações; invicto aos 3 anos venceu em 1200 m por 7 ¼ corpos; no Best Turn Stakes, L, 1200 m, impôs 5 ½ sobre Windsor Castle (Remsen Stakes, G2); animal que sempre correu na primeira posição teve a sua mais importante vitória no Riva Ridge Stakes, G2, 1400 m, dirt, com parciais de :21,4;  :44,2; 1:08,2 e 1:21,30 para um recorde de 1:20,96. Sua dureza e velocidade aliadas ao fato de ser dos últimos Man O’War o credenciaram para reprodução. Retirado na Bridlewood Farm, Ocala, Florida, se apresentou como um bom reprodutor, produzindo na esfera clássica antes de ser importado para o Brasil a In Summation, G1 - sire; Jessica Is Back, G1; Smokey Stover, G2; Yara, G2, Brave Dave, G3, Hey Bryn, G3 e Black Bar Spin, G3 (JAP).

 
 

 
No Brasil seus índices são 7,51% de filhos vencedores em Provas Principais e 18,12 % colocados nessas mesmas provas, números que o colocam como um dos mais destacados garanhões que já serviram na criação brasileira. Seu principal filho é o tríplice-coroado BAL A BALI, garanhão na Calumet Farm; podemos destacar nesse momento o craque PIMPER'S PARADISE, GP Brasil, G1. Temos também SKYPILOT, GP Juliano Martins, G1;  FELICIDAD IS BACK (ARG), GP Selección de Potrancas, G1; BRILHANTISSIMA, GP Diana, G1; GP Margarida Polack Lara, G1 e GP Henrique Possolo, G1; BEACH BALL, GP OSAF, G1; GARBO TALKS, GP Estado do Rio de Janeiro, G1; GRANDEZA, GP Henrique Possolo, G1; TOURIGA, GP Margarida Polak Lara, G1; FLIGHT TIME, GP Estado do Riode Janeiro, G1; English Major, GP Jockey Club Brasileiro, G1; NITIDO, GP Juliano Martins, G1; RUBIA DEL RIO, GP Henrique Possolo, G1; SOL DE ANGRA, GP Major Suckow, G1; GLORY BOY, GP Presidente da República, G1; BLIND AMBITION, GP Major Suckow, G1; REQUEBRA, GP Major Suckow, G1 e inúmeros vencedores de grupo 2 e 3.
 
Por seu lado materno VERISSIMO é filho de Vereda Tropical que em duas partidas obteve uma vitória em sua estréia, tendo sido retirada de treinamento por acidente. Estamos diante de mais um notável cruzamento do Haras Santa Maria de Araras, esse é um pedigree direcionado a matriarca GONFALON (4x5) e a sua mãe, a também matriarca GRAND SPLENDOR (5x6x6) através de seu filho FAPPIANO, um chef-de-race Intermediate/Classic

Dessa linha materna podemos destacar entre outros a SMILE JENNY, “Melhor Potranca de 3 anos” - GP ABCPCC - Matias Machline - G1, GP Diana - G1, GP Henrique Possolo - G1, GP Mariano Procópio - G3,  2° GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro - G1; 4° GP Brasil - G1 , EASIEST WAY - GP Henrique de Toledo Lara - G2 (2x), GP Riboletta - G3,  2° GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra - G1, GP Diana, G1, HOMER SCREEN - GP Governador do Estado, G2, GP Piratininga, G3, 4° GP Pres. da Republica, G2, PARA-CHOQUE, GP Major Suckow - G1; 2° GP Adhemar de Faria e Roberto G. de Faria - G3, ATLANTE,  GP Jockey Club de São Paulo - G3, 3° GP Cordeiro da Graça - G2; 4° GP Adhemar de Faria e Roberto Gabizo de Faria - G3 e CAMPEONÍSSIMO - 2° GP Júlio Cápua - G3, 3° GP Presidente da República - G1, GP Gervásio Seabra - G2, GP João José e José Carlos de Figueiredo - G3.

Em que pese a combinação PUT IT BACK x WILD EVENT ter poucos filhos em corrida, ela já se destaca na esfera de grupo 1 com os acima citados GRANDEZA, FLIGHT TIME e GLORY BOY. Cabe também destacar o trabalho do Haras Santa Maria de Araras no "fechamento" de seus pacotes genéticos, VERISSIMO possui como pai de sua segunda mãe ao também chef-de-race Intermediate/Classic ROY, que em suas raras combinações com PUT IT BACK produziu na alta classe a BRILHANTISSIMA. 




 

Obs. BAL A BALI carrega um inbreeding 4x4 sobre GONFALON. BRILHANTISSIMA carrega um inbreeding 5x5 em GRAND SPLENDOR (mãe de Gonfalon). Retornando a BAL A BALI também se nota que o pai de sua segunda mãe é OGYGIAN, que também aparece na linha baixa de VERISSIMO como pai de sua terceira mãe.
 
O Haras Santa Maria de Araras possui como fundamental a prática de cruzamentos corretos, dentro do mais alto refinamento técnico, que é a ferramenta com a qual se pode almejar a possibilidade do surgimento de indivíduos fora de série. Consequentemente, tendo essa norma como norte e aliada a excepcional manejo, o Haras Santa Maria de Araras domina a mais de década o cenário da criação no Brasil. 
 
O cruzamento praticado para VERISSIMO cumpre atual entendimento de se afastar para além da quarta geração consanguinidades  que possam vir a trazer problemas de saúde locomotora, além de trazer com essa abertura o conceito zootécnico de vigor híbrido, ao qual não cabe mais discussão acadêmica quanto a possibilitar uma maior espectativa no aspecto rusticidade do indivíduo.










Quanto a TIPOLOGIA FUNCIONAL a leitura do diagrama de Dosagens de VERISSIMO mostra que estamos diante de um pedigree equilibrado e totalmente balanceado quanto a elementos hoje desejados em um PSI moderno. É possível esperar um indivíduo precoce e cuja distância considerada ideal ficará entre os 1600 e 2000 metros, mas com possibilidade de se chegar aos 2400 m. A pontuação total de 59,0 obtida através de sua ascendência, justifica a expectativa de se estar diante de um animal de grupo 1. Considerando a metodologia Vuiller o resultado de VERISSIMO se apresenta equilibrado e a combinação PUT IT BACK x WILD EVENT parece indicar que haverá pouca  variação nesse eixo de equilibrio, independente da genética das segundas mães.


"É importante ressaltar que não existe no turfe uma "receita infalível". Nenhum instrumento teórico pode precisar onde está o craque. É indiscutível, entretanto, que além de propiciarem aos apreciadores uma visão mais técnica de cada pedigree, esses dados podem ajudar a reduzir o fator sorte."  Mario Marquez.