domingo, 10 de agosto de 2025

Obataye

 



Obataye é fruto do pensar de nosso amigo Zé Maria, um dos maiores conhecedores do PSI que tive a oportunidade de conhecer. Infelizmente Zé Maria não está mais entre nós, mas, deixou importante legado para o nosso turfe.






A arquitetura do pedigree de Obataye tem como objetivo principal o inbreeding 4x4 sobre Unbridled (chef-de-race brilliant/intermediate). 

Unbridled é um dos garanhões clássicos mais significativos das últimas décadas nos EUA e que lamentavelmente morreu com poucas gerações produzidas.  Unbridled era considerado pela crônica uma “locomotiva”, quer por seu tipo físico herdado de Le Fabuleux (vencedor do Prix du Jockey Club - Derby francês), seu avô materno, quer por seu estilo imparável em corrida.



Obataye guarda impressionante semelhança com Unbridled, por seu tipo físico e por sua forma de competir.


"A inconsistência dele era muito simples, ele era um cavalo grande e, quando começava a se mover e correr, era como uma locomotiva. Uma vez que parava, era difícil fazê-lo andar novamente. As coisas tinham que seguir do jeito dele até o fim. No entanto, quando estava no seu melhor, ele era simplesmente um ótimo cavalo, tinha muito talento. Ele era honesto e dava tudo de si, e é por isso que foi um garanhão tão bom." disse o treinador de Unbridled, Carl Nafzger.

Surfi'n USA, mãe de Obataye é filha de Crimson Tide (G2), notável garanhão entre nós e sua linha ventral simplesmente  vai até a fundamental La Troienne (fam.1-x).


Em que pese uma campanha modesta Courtier sempre foi dito em alta conta por William 'Bill' Mott, seu treinador. Além de fisicamente também ser muito semelhante a Unbridled, uma característica do veio de Empire Maker.

O pedigree de Courtier é moderno, extremamente adequado ao mercado, com muitos chefs-de-race e ele descende em linha direta de Almahmoud, do qual igualmente descendem Northern Dancer, Halo, Danehill e outros reprodutores consagrados. Sua facilidade de duplicar em seus filhos chefs-de-race, parece ser seu valor maior como garanhão.



Courtier

Abaixo a 3ª colocação de Courtier no National Museum of Racing Hall of Fame Stakes (G2, 1700m, grama), seu principal resultado.




Coup de Folie, reine-de-course mare, sua quarta mãe é, considerada uma das 20 mais influentes reprodutoras na história do PSI, pelo amplo impacto de sua descendência em vários continentes. Foi uma juvenil de muito talento na França. Produziu 3 vencedores G1, Machiavellian, Exit To Nowhere e Coup de Genie - terceira mãe de Courtier. Sendo que Coup de Genie foi 1993 Champion 2-year-old filly na França. 

Como garanhão Courtier surpreendeu e certamente seu sucesso deve-se a sua linha ventral, que é responsável por produzir ótimos garanhões. Seus números ajustados são 6.98% de vencedores Black-type, 17.83% colocados nessas provas e 54.66% de vencedores. 




Eraldo e amigos comemorando Obataye esse sábado no Haras Palmerini, durante o churrasco da vitória. 



Parabéns a Paulo Pelanda (atual presidente do Jockey Club do Paraná), Luis Felipe Pelanda e conexões pelo espetacular trabalho que conduzem com o craque Obataye.








sexta-feira, 1 de agosto de 2025

A criação Aga Khan e o Sistema Vuillier

 


Prin. Zahra Aga Khan, a sucessora no Aga Khan Studs.



"No outono de 1960, passei uma tarde esclarecedora com a Mme. Germaine Vuillier em Marly-la-Ville, perto de Senlis, a cerca de uma hora de viagem ao norte de Paris. Ela era uma verdadeira enciclopédia de conhecimento sobre pura raça. Eu perguntei inocentemente: 'A senhora acha que o Sistema Vuillier teve sucesso?' A resposta dela foi definitiva, explicativa e conclusiva: 'Bem-sucedidos? Nós somos o único estábulo do mundo a ter vencido o Derby cinco vezes. Somente este ano, ganhamos enormes quantias em prêmios, muito à frente de qualquer outro criador francês.'

No seu país, nos últimos vinte anos, nossos garanhões estiveram no topo da lista de reprodutores: Khaled, Alibhai, Mahmoud, Nasrullah, Blenheim. Nosso Charlotesville venceu o Grand Prix du Jockey Club e o Prix Lupin. Lembre-se de Charlotesville quando ele for para reprodução; ele fará um ótimo trabalho. Estou apenas triste por saber que meu marido morreu cedo demais para testemunhar o triunfo do que vocês tão gentilmente chamam de Sistema Vuillier.

Durante a tarde, vários fatos se tornaram aparentes. A Mme. Vuillier acredita que:

1 - O papel principal da égua é melhorar o garanhão. 

2 - Hoje, o registro de corridas do garanhão, as apostas vencidas, a classe e a quantidade de dinheiro ganho desempenham papéis importantes na reprodução, porque um garanhão vencedor pode se tornar o fundador de uma nova série no Sistema Vuillier. Anteriormente, esses fatores eram menos importantes.

3 - A conformação de um Puro Sangue Inglês deve ser considerada. Mas, o que mais importa é o pedigree.

4 - As melhores éguas de corrida do Aga Khan não foram e atualmente não são suas melhores reprodutoras. Seus melhores cavalos geralmente vêm das irmãs e meio-irmãs das grandes éguas vencedoras.

5 - O sistema (em forma abreviada) consiste em acasalar um garanhão e uma égua reprodutora que tenham ancestrais complementares de acordo com o pensamento da série, para produzir um potro o mais próximo possível do ponto ideal de convergência de ambas genéticas que qualquer um dos pais.

A Mme. Vuillier afirma não ter bases científicas para seu sistema e nenhuma explicação genética sobre os cavalos em suas obras. Mas ele funciona e produz resultados".

Trecho do livro The Thoroghbred, E.S. Montgomery.


Sir Charles Leicester escreve em seu livro Bloodstock Breeding

"O contorno geral do sistema é em algum lugar semelhante à receita de um médico. Ele tabula a relação dos ingredientes necessários para produzir, em média, um resultado desejável. Não afirma que pais de qualidade inferior podem ser transformados em produtores de vencedores clássicos simplesmente seguindo a fórmula, mas apenas que se os princípios forem seguidos de forma ampla, os resultados provavelmente serão superiores àqueles criados sem consideração a eles." 

"O sistema prevê que se um dos pais tiver uma dosagem excessiva de qualquer um dos 16 progenitores nomeados, ele ou ela deve ser acasalado(a) com um parceiro que tenha deficiência do mesmo sangue, e assim o produto receberia aproximadamente a dosagem padrão. Da mesma forma, se um dos pais tiver uma deficiência, seu parceiro deve ter um excesso compensatório."


Mais de 80 anos haviam se passado desde que St. Simon, o mais jovem dos 15 garanhões de Vuillier, nasceu. Sua influência, junto com a dos outros escolhidos para criar o Sistema Vuillier, tornou-se cada vez menos importante. Mme. Vuillier calculou um novo cronograma de dosagem e passou a utilizar essa nova série atualizada em suas coberturas.

O sistema de dosagem criado pelo Coronel Vuillier, desenvolvido em uma segunda etapa pela Mme. Vuillier e agora em sua terceira atualização tem um grande sucesso. A princesa Zahra Aga Khan, o recentemente falecido Aga Khan IV, o Príncipe Aly Khan e o Aga Khan III colheram os frutos do método nos últimos 100 anos. Esses criadores seguiram fielmente o Sistema de Dosagem Vuillier com muito sucesso.

Em 2022, Vadeni foi o cavalo de destaque da França e da Europa, e seu pedigree está em conformidade com o Sistema de Dosagem Vuillier.



Vadeni


E agora em junho passado, Calandagan com sua vitória no Prix de Saint-Cloud, obteve a 102ª vitória em Grupo 1 desde 1960 para o Aga Khan Studs e seu sexto vencedor desse evento. 

Desde o início da criação Aga Khan III até o Aga Khan IV foram vencidas 163 provas de Grupo 1 pela família.



Farda do Aga Khan III


O Prix de Saint-Cloud de 2025 reuniu o mais seleto campo dos últimos anos. Dele fizeram parte os melhores atletas em atividade na milha e meia europeia. Além de Calandagan havia um ganhador do G1 King George VI and Queen Elizabeth (Goliath), uma múltipla vencedora G1 na distância (Iresine), um vencedor em Sha Tin do milionário Hong Kong Vase, G1 (Junko) e uma segunda colocada nos G1 Prix Vermeille e Prix de l’Arc de Triomphe (Aventure) eleita favorita, não apenas pela descarga de peso, como por ter ganho com sobras o Prix Corrida (G3). 


 


Infelizmente, Calandagan por seu péssimo temperamento necessitou ser castrado. 

















 

 

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Quality Road, um norte-americano para se respeitar.

 



Quality Road é notável sob todos os aspectos, quer pela qualidade de seu pedigree, por seu tipo físico, desempenho atlético e produção no haras. 

Foi um dos melhores representantes da safra de 2006 nos EUA. Apresentado 13 vezes, 8-3-1, obteve o seu melhor entre os 1600 e 1800 metros. 

Corredor voluntarioso, quebrador de recordes, quebrou por duas vezes o recorde dos 1800m no Doon Handicap (G1) - batendo seu próprio recorde estabelecido no ano anterior, o que lhe rendeu as honras do maior Byers Speed de toda temporada, 130. Também quebrou o recorde nos 1300m do Amsterdam Stakes (G2) e no Florida Derby (G1) em 1800m.

2009:

1º Florida Derby (EUA-G1,1800m, Gulfstream Park; novo recorde da pista 1:47.72)

1º Fountain of Youth Stakes (EUA-G2,1600m, Gulfstream Park)

1º Amsterdam Stakes (EUA-G2, 1300m, Saratoga; novo recorde de pista 1:13,45), pulverizando um recorde de 30 anos, o de Top Sider estabelecido em 1979, com 1:14.25.

2º Jockey Club Gold Cup Invitational Stakes (EUA-G1, 2000m, Belmont)

3º Shadwell Travers Stakes (EUA-G1, 2000m, Saratoga)

2010:

1º Donn Handicap (EUA-G1,1800m, Gulfstream Park; novo recorde de pista 1:47.49)

1º Metropolitan  Handicap (EUA-G1,1600m, Belmont)

1º Woodward Stakes (EUA-G1,1800m, Saratoga)

1º Hal’s Hope Stakes (EUA-G3,1600m, Gulfstream Park)

2º Handicap Whitney (EUA-G1,1800m, Saratoga)


Quality Road descende de Myrtlewood (13-c), família da qual citamos, entre outros, os destacados garanhões Mr. Prospector, Seattle Slew, Lomond, Seattle Dancer, Present the Colors (no Brasil) e Slew Gin Fizz (na Argentina). Ele apresenta Rasmussen Factor em Flower Bowl na razão 6x5 por intermédio de seus filhos Graustark e Bowl of Flowers, esta a mãe de Whiskey Road, o pai do australiano Strawberry Road (avô materno de Quality Road) e em Two Lea na razão 6x6, mãe de Tim Tam e On-and-On.

É importante considerar que Elusive Quality, o pai de Quality Road, possui um Rasmussen Factor em Somethingroyal na razão de 4x4, por seus filhos Secretariat e Sir Gaylord. E igualmente descende da família 13-c, pelo ramo de Vagrancy, da qual descendem os garanhões Black Tarquin, Gregorian, Mukaddamah, Ferdinand, Real Courage, Distant Relative e Gold and Ivory. 

Elusive Quality é um comprovado pai de pais, além de Quality Road são seus filhos Raven's Pass, Sepoy, Elusive City e Smarty Jones, todos produtores G1. Elusive Quality é avô materno do destacado garanhão No Nay Never, Essential Quality, Roy H, etc. Entre nós deixou os garanhões Carrocel Encantado e Chronnos - produtores de grupo e é avô materno de Underpants (GP Cruzeiro do Sul, G1) e Ushuaia Ibiza (GP Presidente da República, G1).

Sem dúvidas Elusive Quality faz parte das melhores importações praticadas pelo Brasil, possui um índice de 11.60% em vencedores clássicos, sendo 15 em grupo, 8.29%.

Quality Road é inbreed em Northern Dancer 4x5, Raise a Native 4x4 e Bold Ruler 5x5, logo, está reforçado em seu pedigree até a quinta geração de três dos mais expressivos alinhamentos paternos do século 20: Northern Dancer, Raise a Native e Nasrullah. 

Quality Road contribui para seus filhos com o sólido número de 17 chefes de raça - Gone West (IC), Mr. Prospector (BC), Alydar (C), Raise A Native (B), Secretariat (IS), Northern Dancer (BC), Nijinsky (CS), Bold Bidder (IC), Native Dancer (IC), Sir Ivor (IC), Nashua (IC), Bold Ruler (BI), Nearctic (B), Graustark (CS), Sir Gaylord (IC), Princely Gift (C) e My Babu (C).




Como garanhão Quality Road é considerado o principal continuador de Gone West, um ramo da linhagem Mr. Prospector que gosta de grama, aceita distância e sustenta harmonia física. Ele é pai de 15 vencedores G1 e de 39 vencedores de stakes graduados.

Quality Road foi recordista e transmite para sua prole seu caráter voluntarioso e velocidade, uma vontade de vencer da forma mais rápida possível. Seus filhos não são galopadores. São brilhantes e se empregam com vigor durante as corridas.


Filhos de Quality Road é o que o Brasil precisa: velocidade estendida na distância.







quinta-feira, 24 de julho de 2025

Qual é o problema com Salto?




Ontem foram apresentados no leilão do Haras Palmerini cinco produtos de Salto.

De forma incompreensível não obtiveram o devido valor que suas filiações e tipos físicos indicavam ser a lógica. É de se lamentar a percepção de que apenas questões técnicas não são, infelizmente, compreendidas de forma não emocional pelo mercado brasileiro.

E tudo indica que aspectos não pragmáticos foram fundamentais para exilar Salto.

Escrevemos em junho artigo sobre ele, mostrando suas indiscutíveis qualidades como garanhão, artigo esse com mais de 400 visualizações. Nunca é tarde relembrar que Salto possui 191 filhos corridos, com 15 vencedores clássicos (7.86%), 41 colocados nessas provas (21.47%), 132 vencedores (69.11%) e 172 (90.05%) que se colocaram.

Não podemos deixar de ressaltar a extrema classe dos seus filhos, os mesmos levantaram das mais importantes provas do calendário turfistico brasileiro, a saber, GP Derby paulista, GP Zélia Peixoto de Castro, GP Roberto e Nelson Seabra e GP Linneo de Paula Machado - Grande Criterium.

O principal óbice para Salto em nosso entendimento, estava relacionado quanto a sua dominância em transmitir seu tipo europeu em um turfe fortemente influenciado pela criação norte-americana, onde o que é mais valorizado é o tamanho e peso dos yearlings.

Salto, por ser um tema sensível, teve as combinações genéticas, que produziram esses cinco indivíduos, submetidas aos nossos companheiros de equipe na Europa e por eles aprovadas, de forma unânime. Inclusive postamos em julho artigo, com mais de 500 visualizações que, de forma geral, tratava dos cruzamentos que resultaram esses produtos.

Desses cinco produtos apresentados no leilão Palmerini, dois encontram-se na média do padrão norte-americano para peso e altura na idade. Um encontra-se acima do padrão norte-americano e dois dentro da média europeia. Quanto a esses dois "europeus" restava claro que eles apenas atrairiam compradores que enxergam além do tamanho. 

Mas, infelizmente o mercado não consegue enxergar Salto. É incompreensível a relação de Salto com o comercial e que não passa por resultado de sua produção, cruzamentos e agora, depois de ontem, ficou evidente que tamanho também não importa.

Se algum amigo leitor tiver a resposta para essa situação única e que me parece apenas acontecer no turfe brasileiro, ou seja, a não valorização de um garanhão positivo na produção de alta classe, peço que nos contate em privado e ofereça essa explicação. Obrigado.

 












domingo, 20 de julho de 2025

Haras Palmerini - Geração 2024 - Os Saltos

 


Salto



Siyouni




Como estudioso do PSI, desde meados da década de 70, vi perdas na criação brasileira de grandes garanhões que se destacavam com suas produções, mas, que por questões de modismo ou outras não relacionadas as suas produções seguiam para o inferno astral do PSI, sendo abandonados pelo mercado sem nenhuma justificativa técnica. Infelizmente temos hoje no Brasil um nome que responde exatamente por esse equívoco, e seu nome é Salto.

Abaixo segue link de artigo sobre Salto.

Salto. O que mais esperar de um garanhão.


Pelo absurdo pouco apreço do mercado por Salto e sendo o responsável técnico pelas Cartas de Monta do Haras Palmerini, comentarei a sua produção ofertada no leilão de 23/07:


1 - Secret Diary




Em Secret Diary temos uma combinação clássica por excelência, a visão de seu pedigree evidencia tal fato. Há um inbreeding 4x4 em Nureyev (chef-de-race classic), a matriarca Natalma por 3 linhas distintas, Northern Dancer (chef-de-race brilliant/classic), Spring Adieu (reine-de-course) e Raise The Standard (reine-de-course). A matriarca Thong também aparece por 2 linhas, Special (reine-de-course) e Thatch.

A combinação Pivotal x Sadler's Wells é responsável por 73% de vencedores, Siyouni x Galileo 58% e Siyouni x Sadler's Wells 53%. Da mesma convergência genética de Secret Diary temos, como exemplo, os grandes campeões Sottsass (G1) e St. Marks Basilica (G1).

A teoria indica que Secret Diary é uma potranca cuja aspiração seja os grandes embates a partir dos 2000 metros. A presença de Northern Dancer (chef-de-race brilliant/classic) em 4x5x5x5, mais Forli (chef-de-race classic) em um 6x6x6x6, potencializam essa expectativa. 

Secret Diary pesou 350kg com 1,42m a mais de 45 dias atrás.


2 - Silent Hill




Aqui novamente se buscou a classe como objetivo, Silent Hill é um potro no qual a expectativa de seu melhor é a partir dos 2000 metros. Um cruzamento que segue os moldes de Secret Diary, mas em um pedigree mais limpo. Os índices de dosagem e Vuillier de ambos flutuam dentro dos mesmos parâmetros.

A aposta na comparação entre Silent Hill e Secret Diary está entre ter ou não o aporte de Nureyev e ser macho ou fêmea. A escolha vai de cada entendimento.

Silent Hill pesou 340kg e mediu 1,47m a mais de 45 dias atrás.

Obs.: Os pesos e alturas de Secret Diary e Silent Hill estavam, na época de suas medições, acima da média dentro da escala adotada como norma no PSI, inclusive no padrão norte-americano.


3 - Sou Dixieland




Potranca extremamente elegante e harmoniosa, com tipo físico europeu. O inbreeding buscado em um 5x5x5 sobre CARO (chef-de-race intermediate/classic) nos parece que foi determinante para transmitir essa finesse.

Além da expectativa de campanha, por seu valor residual para a reprodução Sou Dixieland seria a minha escolha entre todas as potrancas oferecidas no leilão. 

Pesou 280kg com 1,37 metros a mais de 45 dias atrás. Sou Dixieland, quando de sua medição, encontrava-se totalmente dentro dos padrões europeus de PSI.

Evidentemente, para aqueles interessados, que se encantam com o gigantismo da genética norte-americana, aqui não encontrará esse tipo físico. Mas, para o turfista que se preocupa mais com performance do que com tamanho acreditamos que Sou Dixieland seja uma bela escolha.


Caro


4 - Strong Salto




Quando esse cruzamento foi idealizado o que menos preocupou foi tamanho, felizmente não trabalhamos com genética de bovino de corte.

Strong Salto, porém, com seus 280kg e 1,40m de altura quando de sua avaliação encontra-se na média de sua idade para padrão europeu. Novamente, aqueles interessados em padrão norte-americano não o encontrará nesse potro.

Quanto a expectativa para performance, ele é um 4x4 sobre Danzig (chef-de race intermediate/classic) extremamente harmonioso e elegante, levando em seu pedigree a combinação Northern Dancer - Mr. Prospector - Buckpasser e duas linhas da matriarca Natalma. A convergência Danzig - Arch, apesar de raramente aplicada, é responsável por Babouche (G1) e Zarinsk (G3), ambos também com inbreeding em Danzig e via Danehill.


5 - Space Force




Em Space Force se buscou trazer para Salto uma genética marcadamente norte-americana que obteve sucesso na grama, e ela foi encontrada através de Adriano. Apesar da descendência de A.P. Indy se mostrar muito refratária a grama, Adriano foi um bom gramático. 

Infelizmente ele falhou em transmitir de forma dominante seus cascos, herança de Theatrical, não obtendo consistência na transmissão de classe para as grandes provas. Mesmo assim podemos destacar os Grupo 1 Olympic Hanoi (GP Cruzeiro do Sul - G1) e Limited Edition (GP Diana - G1).

Distinzione, a mãe de Space Force pertence a esse pequeno grupamento de Adriano que obteve seu melhor rendimento na grama.

Space Force têm em sua terceira mãe Donnegale, importante matriarca da criação brasileira e um pedigree com convergências que permitem expectativa de bom rendimento na grama.

Space Force pesou 330kg com 1,45m a mais de 45 dias atrás, na média do padrão norte-americano.


Não resta dúvida que a produção de Salto cumpre com a frase "visível apenas para os que sabem onde olhar". 

Diogo Araújo - Haras do Morro - com sua Naomi Broadway (GP Zelia Peixoto de Castro - G1, exportada), Pedro Laudo de Camargo com sua Rennes (GP Roberto e Nelson Seabra - G1), o pessoal do Castellano Stud com seu Nordic Sky (GP Derby paulista - G1, exportado), Sergio Soares Campos com seu Oberyn (GP Linneo de Paula Machado Grande Criterium - G1, exportado), Roberto Belina com sua Miss Marcela (GP Pres. Luiz Oliveira de Barros - G2) e mais os felizes proprietários de Nolasco (G2),  Força (G2), Moleque da Vila (G2), Negresco (G3), Jack Up (G3) que o digam...








quinta-feira, 17 de julho de 2025

Haras Palmerini - Geração 2024 - Os outsiders

 


Recebemos diversas consultas em relação aos produtos do leilão Palmerini que acontecerá em 23 de Julho. Podemos dizer que todos os lotes apresentados respondem por qualificados cruzamentos, inclusive aqueles comprados no ventre de suas mães. Quanto as nossas combinações todas cumprem a metodologia Vuillier atualizada.

De todas as teorias existentes no universo do PSI apenas uma foi posta a prova na prática e é a de Vuillier. Esse sistema levou o Aga Khan III a ser o criador mais vitorioso de sua época e a partir de 2018, com produtos estreados em 2020, trouxe para a criação Aga Khan IV 7 vencedores de Grupo 1 e 12 vencedores de Grupo 2 e 3, ou seja, 19 individuais vencedores de Grupo, mais 19 outros individuais colocados em provas de Grupo. 

Isso posto, queremos comentar 3 outsiders que muito nos agradam por ordem de leilão:


1 – Sabotador (George Washington em Fly Away Again por Easing Along).




Aqui temos o chef-de-race Raise A Native (brilliant) através de seus 3 melhores filhos, todos chefs-de-race, Mr. Prospector (brilliant/classic), Alydar (classic) e Exclusive Native (classic). 

A combinação das linhas de Raise A Native - Northern Dancer  e Buckpasser é a mais vitoriosa de todos os tempos no turfe norte-americano. Nesse cruzamento destaca-se que Buckpasser (chef-de-race classic) empurra sua genética através de sua melhor filha, a campeã  Relaxing (1981 Champion Old Mare/1989 Kentucky Broodmare of the Year) e Fascinating Trick, avó materna de Redattore. Buckpasser também aparece através da presença do bom garanhão Buckfinder. 

Temos potencializando esse pedigree Northern Dancer (chef-de-race brilliant/classicvia Storm Bird (quality chef) e Vice Regent (quality chef).


2 – Save American (Garbo Talks em Excel American por First American).




Tanto Put It Back e First American, dois destacados cavalos de pistas e garanhões de extremo sucesso no Brasil, respondem pela combinação Intentionally (chef-de-race brilliant/intermediate), What A Pleasure (chef-de-race brilliant) e a reine-de-course Grand Splendor. 

Também participa como ponto de força desse cruzamento Northern Dancer (chef-de-race brilliant/classic) através de Lyphard (chef-de-race classic) e Danzig (chef-de-race intermediate/classic). Apesar de termos aqui uma combinação praticamente 100%  norte-americana é um dos lotes que mais chamaram a nossa atenção.


3 – Shadow Fury (Courtier em Pressée por Midshipman).



Unbridled (chef-de-race brilliant/intermediate), o último grande cavalo criado pela Tartan Farms (Florida), está para qualquer estudioso do PSI na mais alta prateleira que um garanhão pode alcançar. Infelizmente a criação mundial o perdeu precocemente, ele é um dos garanhões clássicos mais significativos das últimas décadas nos EUA. Unbridled era uma “locomotiva”, quer por seu tipo físico herdado de Le Fabuleux (vencedor do Prix du Jockey Club - Derby francês), seu avô materno, quer por seu estilo imparável em corrida. Temos Shadow Fury através de Empire Maker e Unbridled’s Song, os dois melhores filhos de Unbridled no haras. 

Na apresentação da geração vimos nele o tipo físico de Unbridled, felizmente com mãos corretas, sempre houve o risco de vir as péssimas mãos de Unbridled, mas elas não estão lá. Aqui temos um pedigree potencializado por Terlingua (Storm Cat) e Weekend Surprise (AP Indy), duas reines-de-course, e provavelmente as mais influentes continuadoras de Secretariat . 

É também de se destacar a presença de Mr Prospector – Northern Dancer e Buckpasser em seu pedigree, e como já foi dito acima, a convergência genética de maior sucesso na criação norte-americana em todos os tempos.


Podemos também citar, correndo por fora, nesse mesmo perfil, o outbreed South Park. 


4 - South Park (Courtier em Olympic Havana por Dubai Dust).





Desejamos a todos boas escolhas e independente de pedigree vejam as filmagens, delas optem por aquele indivíduo que os tocou. Possivelmente aí esteja o bilhete premiado.









sexta-feira, 11 de julho de 2025

Haras Palmerini geração 2024 - Inbreedings e dosagens

 





01 - Stripper Kitten, f, c, Camelot Kitten em Dafne por Refuse To Bend.



02 - Surfi'n Bird, f, a, Garbo Talks em Surfi'n USA por Crimson Tide.



03 - Sua Carina, f, c, Garbo Talks em Tua Carina por Our Emblem.



04 - Shazam Kitten, m, c, Camelot Kitten em Pura Emoção por Agnes Gold.



05 - Salt Bull, f, c, Efetivo Bull em Rabanada por Forestry.



06 - Sabotador, m, c, George Washington em Fly Away Again por Easing Along.



07 - Saint Michael, m, c, Camelot Kitten em Angel In Love por Silent Times.



08 - Selena Gomes, f, c, Sangarius em Innocent Blood por Agnes Gold.



09 - South Park, m, c, Courtier em Olympic Havana por Dubai Dust.



10 - Space Jan, m, c, Setembro Chove em Winning Heart por Salto.



11 - Saudi Arabia, f, a, Pimper's Paradise em Hay por Forestry.



12 - Security Councic, m, a, Garbo Talks em Kuesta Ragazza por Hibernian Rhapsody.



13 - Salute Rafaela, f, c, Camelot Kitten em Amore Di Rafaela por Elusive Quality.



14 - South Side Dancer, f, a, Garbo Talks em Haidée Dancer por Red Runner.



15 - Save American, m, c, Garbo Talks em Excel American por First American.



16 - Secret Diary, f, c, Salto em Comedian por Crimson Tide.



17 - Saint Cloud Hill, f, a, Goldikovic em Tia Tine por Roderic O'Connor.



18 - Satisfied Cry, m, a, Rally Cry em Indy-Quick por Nedawi.



19 - Setback, f, a, Rally Cry em Kaluanã por Setembro Chove.



20 - School Lever, f, a, Verrazano em Forasteira por Forestry.



21 - Space Force, f, a, Salto em Distinzione por Adriano.



22 - Boogie Woogie, m, a, Synchrony em Estimada Patroa por Put It Back.



23 - Sol Tropical, f, c, Garbo Talks em Vereda Tropical por Wild Event.



24 - Seek Out, m, a, Camelot Kitten em Olympic Haia por Soldier of Fortune.



25 - Sabor da Vida, f, c, Rally Cry em Pulp Fiction por Setembro Chove.



26 - Shadow Fury, m, c, Courtier em Pressée por Midshipman.



27 - See you Talks, f, c, Garbo Talks em See You Soon por Vettori.



28 - Saint Talks, m, c, Garbo Talks em Empress Sofia por Holy Roman Emperor.



29 - Saint Amour, f, a, Garbo Talks em Crazy War por Wild Event.



30 - Street View, m, a, Garbo Talks em Delighted por Shirocco.



31 - Select Talks, m, a, Garbo Talks em Forest Queen por Redattore.



32 - Sou Dixieland, f, c, Salto em All Dixieland por Midshipman.



33 - Silent Hill, m, c, Salto em Lampe D'Aladin por Crimson Tide.



34 - Strong Salto, m, a, Salto em Olympic Korveya por Arch.



35 - Savings Account, f, c, Garbo Talks em Plucky por Red Rock Canyon.



36 - Speaker Jam, m, a, Just Speaker em Roupa Nova por Oliver Zip.



37 - Sonny Boy, m, a, Garbo Talks em Risoteca por Nedawi.



38 - Subway Star, f, c, Just Speaker em Windstar por Mig.



39 - Sua Vitória, f, a, Just Speaker em Bebê Vitória por Emirates To Dubai.



40 - Stella Solaris, f, a, Garbo Talks em Katrese por Elusive Quality.



41 - Stable Boy, m, a, Garbo Talks em Jugada Buena por Koller.



42 - Soul And Heart, f, c, Garbo Talks em Magic Heart por Goldeo.



Extra A - Gracious Garbo, f, c, Garbo Talks em Gracious Me por Quick Road.






Com Eraldo Palmerini em reunião de planejamento das cartas de monta 2025.