quinta-feira, 27 de julho de 2023

Epiphaneia e os inbreedings para Sunday Silence

 



Epiphaneia, por Symboli Kris S e Cesario por Special Week (Sunday Silence), castanho, Japão, 2010, foi um cavalo de primeiro time no turfe japonês.





As corridas e a criação no Japão ainda são dominadas pelos netos e filhos, bem como pelas netas e filhas, de Sunday Silence, que estabeleceu recordes de qualidade nos hipódromos e de ganhos com seus muitos vencedores.

Dentre seus filhos o mais bem sucedido na reprodução é DEEP IMPACT, claramente esta é uma linhagem que merece o maior respeito dos criadores de outras partes do mundo. Será fascinante acompanhar na Europa o desempenho de Saxon Warrior e Study of Man como garanhões, sendo que o primeiro já produziu em sua primeira safra (hoje com 3 anos) os vencedores de grupo Victoria Road (G1), Greenland (G3), Lumiere Rock (G3) e Moon Ray (G3), além de inúmeros colocados nessas provas, a saber, Thornbrook, Bagatelle, Gan Teroainn, Rage of Bamby e View Zabeel. Study of Man está apresentando seus primeiros 2 anos nesse 2023 e já possui vencedores, destacando-se Deepone. Cada um deles representou parcerias europeias importantes para Deep Impact, Coolmore e família Niarchos respectivamente. A expectativa da chegada do Epsom derby-winner Auguste Rodin na reprodução já é enorme.

A aliança Deep Impact x Storm Cat e/ou Galileo floresceu em todo o mundo. O Brasil possui boas Storm Cat para serem utilizadas com o muito bom Vin de Garde (a ser proximamente incorporado ao estoque de garanhões nacional). Quanto a Galileo, o único garanhão, seu filho, em serviço no Brasil, digno de nota e cujas filhas podem e deverão ser utilizadas na reprodução é Heliostatic. Também existe a possibilidade do aproveitamento das raras filhas de Soldier of Fortune (irmão inteiro de Heliostatic) e Roderic O'Connor  incorporadas em nossos haras. 

O domínio de Sunday Silence no Japão, tem um preço. Sua grande influência como pai de garanhões e de reprodutoras em seu estoque de criação criou importante gargalo genético. Sunday Silence agora está em toda parte do plantel japonês.

Para qualquer garanhão ter sucesso no Japão é necessário que ele tenha habilidade para clicar com éguas da linha de Sunday Silence. No passado a grande solução foi King Kamehameha e hoje seus filhos Lord Kanaloa, o atual peso-pesado da criação japonesa e Rulership, ambos "livres" de Sunday Silence, são respostas mais do que provadas. Lord Kanaloa possui 17 ganhadores de provas de grupo em éguas da linha de Sunday Silence e Rulership, produziu com essas éguas, 14 individuais vencedores de provas de grupo. 

A outra opção que se mostrou ótima foi o excelente performer Harbinger (King George VI & Queen Elizabeth Diamond Stakes, GB-G1,12f) que também oferece cruzamento sem consanguinidade para as linhas de Sunday Silence.

O importante efeito colateral da saturação do sangue de Sunday Silence,  é que é muito dificil para os criadores japoneses fugir de seu inbreeding, sendo esse hoje um fator prevalente da criação japonesa. A grande problemática sobre se trabalhar com consanguinidade para Sunday Silence são as questões quanto ao seu temperamento beligerante e a propensão em transmitir jarretes questionáveis. 

Se considerarmos que a criação japonesa possui mais de 3.000 potros registrados que levam essa consanguinidade e que o retorno em vencedores black types é pouco superior a 1%, fica evidente que essa consanguinidade deve ser praticada com extremo cuidado.

Os criadores japoneses estão atentos a essas questões e recentemente incorporaram em sua criação Beach Patrol (G1). 



Beach Patrol.


Ele é um filho de LEMON DROP KID, garanhão desprezado pela criação norte-americana por ter um pedigree "fora de moda". Lemon Drop Kid é um filho de KINGMAMBO, e Beach Patrol trazia ao Japão a expectativa de repetir o sucesso do cruzamento King Kamehameha (Kingmambo) e de seus filhos Lord Kanaloa e Rulership com Sunday Silence. E a aposta foi bem sucedida, em sua primeira safra, Beach Patrol já entregou Sea Wizard (3ª Niigata Nisei Stakes, G3) e os stakes Rise Zone, Bikini Boy e New Horizon, todos carregando Sunday Silence atrás.

Com mais essa comprovação, fica evidente que Kingmambo x Sunday Silence é  um nick de sucesso. No Brasil temos uma prova do sucesso dessa combinação em Olympic Kremlin (1º GP Cruzeiro do Sul (G1), 2º GP Derby Paulista (G1), 3º GP Brasil (G1), etc.).




Não pode-se deixar de destacar que Lemon Drop Kid está confirmando na Europa o seu papel de excelente avô materno em nível de grupo.


Voltando a Epiphaneia, os resultados de suas primeiras safras indicam que dentre todos os garanhões em atividade no Japão, que carregam a genética de Sunday Silence, ele é o mais credenciado para inbredings sobre o mesmo. 

Com 5 gerações em corrida Epiphaneia produziu 3 vencedores de grupo 1 (Efforia, Daring Tact e Circle of Life), todos com inbreeding 3x4 sobre Sunday Silence; 1 vencedor grupo 2 (Aristoteles) 3x4; 1 vencedor grupo 3 (Justin Cafe) 3x4; 1 vencedor grupo 3 (Selberg) 4x4; mais 3 vencedores de listeds (Change the Roses 3x4, Voller Blute 3x4 e Orthoclase 3x4) e 21 colocados em provas de grupo e listeds que também carregam consanguinidade sobre Sunday Silence. 

Ele gerou, com esse inbreeding, vencedores de graded stakes em todas as distâncias de 1.600 a 2.500 metros. 

Epiphaneia vem da mesma linhagem masculina de Sunday Silence, seu pai Symboli Kris S é bisneto de Hail To Reason, o avô paterno de Sunday Silence. Ele também é filho de uma neta de Sunday Silence, filha de SPECIAL WEEK, um vencedor do Derby japonês. Ou seja, Epiphaneia é consanguineo 4x5 para Hail to Reason.

Os ótimos resultados de outros indivíduos - 22 vencedores e/ou colocados em stakes - que carregam inbreeding através de Special Week com outras descendências de Sunday Silence parecem indicar que a  presença de Special Week seja um importante catalizador de qualidade dessas combinações.



Special Week.