quarta-feira, 3 de junho de 2020

O Movimento Pendular Tesiano - Parte 2







Para se entender o pensamento de FREDERICO TESIO, examinemos o pedigree de BRAQUE - Derby Italiano, Gran Premio d'Italia, Gran Premio di Milano, St. Leger Italiano, etc - um dos muitos que podem servir a esse fim.





Notaremos ao analisarmos o pedigree de BRAQUE que na quarta geração figura duas vezes (4x4) o nome de HURRY ON. Isso não significa que TESIO, segundo uma maior compreensão de seu método, quis fazer exatamente um inbreeding sobre HURRY ON, só por ele ser o pai de CORONACH e ALTHEA. Ao olharmos mais profundamente, notamos que esse pedigree aparece como uma construção admirável, uma arquitetura baseada sobre grandes linhas clássicas. Os quatro pais da terceira geração são: ORTELLO, BLENHEIM, CORONACH e PHAROS, e as quatro mães são as "Dormellanas" TEMPESTA, ALTHEA, NOGARA e BUNWORRY. Essa simetria de garanhões consagrados e com grandes êxitos nas pistas somada a éguas "da casa" não são outra coisa do que um exemplo sintético da habilidade e da perserverança com que TESIO chegou a construir seus próprios pedigrees. E, notemos, que ele sem se preocupar excessivamente em praticar inbreedings e outros cruzamentos livres de consanguinidades, sempre teve o cuidado de "recolher" todo o melhor sangue disponível na praça, misturando-o de novo em combinações sempre mais substanciais.

Segundo FRANCO VAROLA, o precocemente desaparecido em campanha BRAQUE, se assemelhava muito a HURRY ON, porquanto se podia afirmar que a ele se assemelhou seu pai ANTONIO CANALE, que é elemento livre de cruzamento inbred. Temos, como exemplo antagônico a PORTLAW, cujo alcançe máximo era os 1600 metros e que era duplamente inbred de 4x4 sobre dois elementos de grande capacidade stayer: CYLLENE e PERSIMMON. Sendo que, não se assemelhava a nenhum deles fisicamente, mas sim, a seu tataravô, o também sprinter/miler e igualmente tordilho ROI HERODE.






Apesar de seu diagrama de dosagens nos oferecer um cavalo no limite da milha; uma simples leitura, a princípio, de seu pedigree, nos passa a falsa impressão de PORTLAW se apresentar como um stayer. 



Roi Herode.



Para dar um exemplo banal, mas eficaz, é como embaralhar, pouco a pouco, depois de uma partida de canastra, 3 jogos de  baralhos: o distribuidor das 162 cartas, acha impossível o procedimento usual de misturar entre elas duas metades iguais, e então se procede por grupos; metade dos baralhos já misturados por sua vez são misturados com uma parte dos que estão reunidos em grupos iguais, até que se obtenha um pacote de 162 cartas inteiramente renovadas e prontas para uma nova partida. Isto não significa que também nos baralhos assim misturados não possam aparecer 2 ou 3 ases seguidos; sua sequência porém é casual, justamente como as presenças consecutivas de HURRY ON no pedigree de BRAQUE.



Razza Dormello.



A maioria dos pedigrees TESIANOS apresentam essa admirável variedade de unidade, devido principalmente ao cuidado de TESIO em procurar sempre e onde estivesse o melhor sangue, e aqui é oportuno observar que os conceitos de inbreeding e de livre cruzamento tem mais do que outro, um valor ambiental e geográfico; enquanto o criador inglês e francês podia gastar parte de seu tempo em investigar combinações particulares de sangue, TESIO se preocupava em levar para casa tudo do melhor que podia conseguir. 

Não gostariamos que essas considerações possam dar a impressão de que o cálculo do inbreeding ou do cruzamento aberto não tenha nenhuma importância; entendemos somente que não se pode aceitar um fetiche, nem de uma ou de outra corrente, e que haja o cuidado de não se tomar literalmente como regra fundamental aquelas teorias que portam o defeito de possuirem uma excessiva rigidez dogmática. Uma destas, por exemplo, felizmente com raríssimos defensores, conclui que o inbreeding sobre dois ou três específicos garanhões ou a combinação desses nomes, produz de forma absoluta tanto a supremacia em pistas como o futuro sucesso de seu portador na reprodução, e que o cruzamento livre que produz maior vigor híbrido não pode encontrar a sua potencialização em carreira ou na reprodução.

Por conseguinte, apresentamos o pedigree dos dois últimos vencedores da principal prova do turfe mundial, o Prix de l'Arc de Triomphe. 






 
Torna-se evidente, ao olharmos ambos pedigrees, cujos portadores expressaram a sua classe no mais alto patamar, a clara percepção de que não existe na criação do PSI uma "fórmula cabalística", baseada na presença e/ou inbreedings de binômios ou trinômios mágicos, e mesmo, que o rumo a ser seguido é o do cruzamento livre. Expussemos os exemplos de WALDGEIST, um outbred e ENABLE, uma portadora de fortíssima consaguinidade, como elementos que nos fazem compreender a finesse exigida para que seja possível, antes do nascedouro, poder se vislumbrar o primeiro e fundamental passo para obtenção do performer fora de série, que é um correto cruzamento.  


TESIO nos mostrou o caminho, para que se possa seguir mais longe...





Continua -