terça-feira, 16 de junho de 2020

Santa Maria de Araras, a lição de casa bem feita.





"O Haras Santa Maria de Araras ganhou, como criador, 5 dos 9 páreos de hoje na Gávea, mais da metade. Três eram fêmeas também de sua propriedade, de 2 e 3 anos..." 

Esse alerta quanto a uma tarde de plena vitória do Haras Santa Maria de Araras, foi feito por Márcio de Ávila Rodrigues - Coudelaria Beagá e o fato motivador desse artigo.

  
Por diversas vezes nos surpreendemos, com o assombro  diante do esmagador domínio do Haras Santa Maria de Araras, por décadas a fio, no cenário turfístico nacional. Ficamos incrédulos diante dessas reações, como que se o Araras praticasse alguma forma de "magia" para impor sua dominância em nosso turfe. 

A filosofia praticada pelo criador Julio Bozano, nada mais é que repetir a fórmula de sucesso dos grandes criadores do passado. Ao contrário da "salada de frutas", que é o modo ao azar, da maioria dos cruzamentos praticados na atualidade, onde as melhores combinações genéticas muitas vezes não são observadas.

Voltemos ao passado e vamos aprender com um dos maiores conhecedores do PSI que o Brasil já teve, dr. Francisco Eduardo de Paula Machado, o cérebro e alma do Haras São José & Expedictus. 

Poderíamos comentar a metodologia das construções familiares, que nortearam a criação Paula Machado. Mas não é o foco desse artigo e nos atentaremos, com um simples seu exemplo, para explicar a "fórmula mágica" adotada pelo Haras Santa Maria de Araras, e que atende pelo termo "CONSTRUÇÃO DE PLANTEL".

Citaremos o alinhamento principal do Haras São José & Expedictus. Sua trajetória de sucesso foi iniciada quando foi importado Trinidad (PHALARIS) e Bosphore (Colorado - PHALARIS) para servir um plantel com forte influência de Sin Rumbo e Thermogene (Polymelus, pai de Phalaris). Tendo formado éguas por Trinidad e Bosphore, se importou Maranta (Solario - GAINSBOROUGH) e Singapore (GAINSBOROUGH), repetindo a combinação de sucesso Gainsborough x Phalaris. Sobre essa base Phalaris x Gainsborough foi introduzido Formasterus (ASTERUS). Asterus era uma clássica combinação de sucesso com PHALARIS e GAINSBOROUGH. Sobre as éguas produzidas por Formasterus foi repetido o cruzamento fundamental de Boussac, TOURBILLON x ASTERUS, ao se importar Fort Napoleon. E a combinação de Fort  Napoleon com Formastérus trazia o inbreeding sobre BASSE TERRE, uma importante matriarca...  e assim caminhou ao estrelato uma criação sob o comando de dois grandes mestres, Francisco e seu pai Linneo de Paula Machado.

O Haras Santa Maria de Araras, sob o comando técnico do seu proprietário, cumpre - com elevado refinamento - o exemplo dos grandes criadores do passado. Importa garanhões compatíveis com seus garanhões anteriores,  vai selecionando e preservando suas tradicionais linhas maternas, além de sempre atento, incorporar famílias de elite nacionais ao seu plantel de éguas.

A repetição sucessiva de combinações que dão certo, é um dos aspectos fundamentais para uma criação de sucesso. Simples assim...

Uma rápida análise dos pedigrees vitoriosos no domingo de 14 de junho é melhor que mil palavras.