domingo, 7 de junho de 2020

Tesio na prática




Wenzel Blade. 



Recebemos algumas mensagens em privado, comentando sobre  a dificuldade e/ou impossibilidade, de se aplicar modernamente a teoria de TESIO, quanto a seu pensamento de refluxo de linhagens. Na verdade, esse método de TESIO já retornou nos principais staffs da Europa e se apresenta hoje em importante parcela de grandes vencedores desse continente nos últimos 5 anos.

É tudo uma questão de se saber o que se busca e como se deve buscar. Vamos pensar no resgate de um notável em hibernação... veio a mente o chef-de-race NASRULLAH.

Qual é o seu principal representante  hoje no Brasil? Claramente WENZEL BLADE, que o apresenta em 6x6x7x7x7.

https://purosanguedecorrida.blogspot.com/2017/09/wenzel-blade.html 


Quem pode oferecer NASRULLAH, em inbreeding, para combinar com WENZEL BLADE? Optamos por ADRIANO, poderia ser É DO SUL... talvez possamos encontrar mais algum outro garanhão com a genética apropriada.

Busquemos mais NASRULLAH em uma filha de ADRIANO para aumentarmos essa potencialização.

Encontramos Hot Tip, uma potranca atualmente em campanha, como um excelente exemplo. Ela é neta de PUT IT BACK, e este também possui NASRULLAH. WENZEL BLADE - PUT IT BACK e nosso alvo NASRULLAH formam um trio de muita VELOCIDADE. E também não podemos esquecer ADRIANO, que chegou com sucesso aos 1800 metros e sempre mostrou em corrida velocidade prolongada no tempo

Obs. Quando tratamos nesse artigo VELOCIDADE, não significa falarmos de BRILHANTISMO e sim TRANSBRILHANTISMO - que é velocidade somada a classe, o que faz um cavalo chegar a distância. 






Em um hipotético cruzamento de HOT TIP com WENZEL BLADE obteríamos um linebreeding de 7x7x7x7x8x8x8x8x8x8x8x9x9x9x10x10 sobre o chef-de-race NASRULLAH, em um pedigree bastante aberto nas cinco primeiras gerações; onde temos aumentada a chance de se obter maior vigor físico pelo afastamento de linhas. E o cruzamento com HOT TIP ainda traria um bônus extra, ela é uma 6-d, descendente ventral direta da grandíssima matriarca THERESINA. Como comentamos, em artigo anterior, sobre as combinações  de TESIO quanto a inbreedings e cruzamentos livres, aqui surgiu Mr Prospector em um 4x5, quando na realidade o que se procurou foi NASRULLAH, ou seja, o inbred surgido foi absolutamente casual. 

Estaremos assim, cumprindo a risca a orientação de TESIO, quando ele disse: “... embora não possamos reduzir o número de ancestrais em um cavalo, podemos selecionar seus pais de uma forma onde um particular ancestral irá ocupar mais de um lugar em seu pedigree, garantindo assim, uma grande probabilidade que certas características desejadas sejam herdadas”. 
 


Nasrullah.


Não é difícil a aplicação da metodologia de TESIO, e sim uma questão de prospecção e escolha dos nomes certos e afins.